Almeida Henriques Garante Novo Ciclo a Presidentes das Freguesias

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, garantiu aos Presidentes das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias um novo ciclo de políticas de desenvolvimento local e um relacionamento próximo e cooperativo.

No primeiro encontro que realizou hoje, nos Paços do Concelho, com os recém-eleitos presidentes das juntas do concelho, Almeida Henriques anunciou que irá promover o estabelecimento de programas de desenvolvimento local plurianuais, que enquadrem os investimento das freguesias e os contratos-programa celebrados ou a celebrar na estratégia concelhia 2013/2017.

O Presidente da Câmara Municipal reafirmou, na reunião, o compromisso numa numa política de proximidade e participação das freguesias, tendo anunciado a criação do Gabinete Municipal das Freguesias, sob a coordenação de João Paulo Gouveia, Vereador com os pelouros do desenvolvimento local e rural e a cooperação autárquica local. Com a extinção do antigo Gabinete Autárquico, reforçam-se ainda os meios da Câmara afetos à estrutura. Por outro lado, Almeida Henriques assumiu o compromisso de, neste mandato, de promover iniciativas de “presidências abertas locais”, realizando ainda uma reunião descentralizada em cada uma das freguesias e uniões de freguesia do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu garantiu o empenhamento do executivo camarário na obtenção dos meios de financiamento para as prioridades do novo ciclo autárquico: a competitividade económica, a inclusão social, a coesão territorial e a qualidade de vida.

No final da reunião, Almeida Henriques adiantou que “esta reunião traduziu um ambiente francamente colaborativo e positivo. Os viseenses exigem responsabilidade e trabalho em conjunto. Temos de transformar as oportunidades económicas em investimento e em empregos e as necessidades sociais em respostas às pessoas.”

Almeida Henriques e os Presidentes de Junta solidarizam-se também com o autarca da freguesia de Calde, pelo falecimento da sua mãe.