Proposta da Estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017" foi aprovada sem votos contra

Criação do Conselho Estratégico de Viseu Aprovada por Unanimidade

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que a proposta da Estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017" foi aprovada em reunião de Câmara sem votos contra, seguindo agora para apreciação do Conselho Estratégico de Viseu.

A criação deste órgão de consulta e aconselhamento do Presidente de Câmara Municipal de Viseu foi também aprovada, com o voto unânime do executivo. Será constituído por um conjunto de personalidades relevantes e forças-vivas do concelho, em diferentes setores.

A Estratégia "Viseu Primeiro 2013/2017" constituirá o documento de planeamento do governo e desenvolvimento municipal, com prioridades centradas no desenvolvimento económico e inter­nacionalização, na inclusão e coesão social, na revitalização do Centro Histórico e das Aldeias, e na modernização da administração e promoção da participação dos cidadãos.

Nas palavras de Almeida Henriques, "este é um passo inovador e decisivo que o município dá no sentido de abrir um novo ciclo de desenvolvimento de Viseu. Quero mobilizar os viseenses neste projeto. A luta contra a crise, a inclusão social e a valorização do nosso território e da nossa identidade são desafios de todos."

Na reunião de Câmara foi também deliberado o apoio do Município, num valor global de 15 mil euros, a 12 famílias carenciadas e com especiais dificuldades em fazer face a despesas de saúde e habitação. «É uma decisão simbólica, que traduz a sensibilidade social da comunidade viseense para com famílias que enfrentam momentos de adversidade. A agenda social é e será prioritária», declarou Almeida Henriques.

Objeto de aprovação foi ainda a representação do Município nas administrações de instituições e sociedades de que é acionista. Neste contexto, foi designado presidente da ADDLAP (Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva) o vereador João Paulo Gouveia e para vogal executivo da Sociedade de Reabilitação Urbana Fernando Marques.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu anunciou ainda que o executivo abrirá períodos de atendimento direto aos munícipes, nos dias de terça e sexta-feira, no período da manhã, e que os pedidos de agendamento poderão ser submetidos, a partir da próxima semana, no sítio do Município na Internet ou via telefónica.

Almeida Henriques revelou também o objetivo de desenvolver um novo sítio Web do Município na Internet, mais acessível, informativo e interativo.