Viseu e Lamego querem reforçar cooperação em sectores estratégicos

 
Os presidentes das Câmaras Municipais de Viseu e Lamego, Almeida Henriques e Francisco Lopes, afirmaram hoje a vontade de reforçarem os laços de cooperação em sectores estratégicos para os dois concelhos, como o turismo, a promoção dos vinhos, o ensino superior, acessibilidades e a saúde.
 
No encontro realizado hoje em Viseu, os dois autarcas declararam que “Viseu e Lamego são âncoras no desenvolvimento regional da Beira Alta e do Douro Sul e que estas regiões se devem aproximar e complementar. Partilhamos interesses estratégicos. Podemos beneficiar das dinâmicas que cada parte hoje potência, estreitando os laços históricos existentes".
 
O tema das acessibilidade foi também abordado na reunião. Os líderes consideram que a A24 contribuiu para uma aproximação dos dois territórios, mas que reclama uma ligação mais rápida a Sul e um sistema de cobrança de portagens mais justo e equilibrado.

Os dois autarcas partilharam preocupações comuns relacionadas com a reforma do Estado no território, o arranque do futuro QREN, para o período de 2014/2020, e a urgência de políticas integradas de desenvolvimento regional em Portugal para os territórios com problemas de interioridade.

O próximo encontro dos dois presidentes será realizado na cidade de Lamego.