Gigantes da Idade do Gelo instalam-se em Viseu

Viseu Marca produz grande exposição didática para toda a família, de 8 de dezembro a 7 de janeiro

A temporada de Natal traz a Viseu uma experiência didática, para toda a família. É já a partir do próximo dia 8 de dezembro que o Multiusos de Viseu acolhe os “Gigantes da Idade do Gelo”, uma exposição concebida pela Between Planets, com produção da Viseu Marca e apoio do Município de Viseu.

A iniciativa foi hoje apresentada pelo Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, e pelo Presidente da Viseu Marca, João Cotta.

Esta será uma das grandes “estrelas” do “Viseu Natal” e espera receber mais de 25 mil visitantes até ao próximo mês de janeiro.

Esta é a primeira grande exposição didática apresentada em Viseu, especialmente pensada para o público familiar e juvenil, que promete levar os visitantes numa viagem pelo tempo até à Era Glaciar. Depois da passagem por Lisboa e Porto, os “Gigantes” invadem a região Centro do país pela primeira vez e instalam-se na cidade de Viriato durante a quadra natalícia.

Numa área de cerca de 2500 metros quadrados, não faltarão atrativos que convidam a explorar o mundo animal já extinto. O Mamute, o Tigre Dente de Sabre, o Lobo e o Papa-formigas gigante, inseridos em cenários do seu habitat natural, são alguns dos exemplares em tamanho real que integram a exposição.

São ainda dadas a conhecer figuras hiper-realistas que retratam a evolução do Homem, quer na sua fisionomia, quer na sua atitude como ser sociável: desde o tempo em que viviam nas árvores ao Homem “moderno”. Retrata ainda momentos do quotidiano como as caçadas, as gravuras rupestres e o processo da descoberta do fogo.

Em simultâneo, a exposição contempla uma vertente interativa e um espaço de aprendizagem, convidando os visitantes a aprofundar os seus conhecimentos numa área de projeção de documentários.

A par da exposição, instala-se no corredor principal do Multiusos o “Mercadinho dos Gigantes”, o local ideal para compras de Natal, onde também poderá levar para casa uma lembrança da exposição. As inscrições de expositores para o Mercadinho ainda estão abertas através do e-mail Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Já nos fins-de-semana e feriados, o horário será entre as 11 e as 20 horas. Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e a 1 de janeiro, o horário da exposição será reduzido.

A entrada nos “Gigantes da Idade do Gelo” tem o valor de 6 Euros para crianças dos 3 aos 11 anos, inclusive. A partir dos 12 anos, o preço é de 8 Euros. Os bilhetes podem ser adquiridos em www.viseumarca.pt/gigantes e nas bilheteiras, no local.

As famílias podem também usufruir de desconto na aquisição de bilhetes. Num agregado familiar de 2 adultos e 3 crianças, uma das crianças não paga. Este desconto está disponível apenas nas bilheteiras no local.

A exposição “Gigantes da Idade do Gelo” está inserida na programação “Viseu Natal” e será outro atrativo de visita ao destino Viseu, para todas as idades.

Todas as informações úteis estão disponíveis em www.viseumarca.pt/gigantes.