12ª edição da Atividade Sénior arrancou com novos desafios aos participantes

Mudança de mentalidade e de estilos de vida são o ponto de partida para a Atividade Sénior de 2018 que começou a semana passada

Depois dos sucessos das edições passadas, da garantia de três aulas por semana e da crescente adesão de participantes de todas as freguesias, a Atividade Sénior dá o próximo passo e conta os passos dos participantes. No Pavilhão Cidade de Viseu, a aula inaugural contou com a presença do Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, e com a Vereadora do Desporto, Cristina Brasete.

Em 2018, todos os participantes terão pedómetros, de forma a monitorizar o número de passos diários, podendo assim acompanhar a sua evolução e motivação. Esta estratégia não só vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde, como também serve de literacia em atividade física e saúde promovendo a mudança de hábitos desta geração, alertando-a de que ‘todos os minutos contam’!

A linha social do projeto imprime-se este ano na criação de grupos de caminhada como forma de promoção de uma mobilidade sustentável na execução das tarefas da vida diária. Aproveitando a envolvente que o município oferece, exploram-se o Parque de Santiago, a Rede de Percursos Pedestres, os Parques Gerações Ativas, assim como os espaços da Cidade que têm previstos locais para prática de exercício físico informal.

A Atividade Sénior procura ir todos os anos ao encontro da procura dos seus participantes. Assim, e sabendo da reticência de novas inscrições do sexo masculino, criou-se o Viseu Fut, um programa de exercício baseado em habilidades do futebol e do walking football, tendo o Presidente da Câmara lançado o repto a todos os presentes para experimentarem esta nova oferta.

Ainda no plano para este ano estão previstas ações de sensibilização descentralizadas para a promoção de um envelhecimento informado através de investimentos na área literária para a saúde, alimentação saudável, demência, saúde oral, defesa do consumidor, entre muitas outras. Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, lembrou aos seniores que esperavam pela aula de Fitness que a Atividade Sénior é um programa multidisciplinar feito para todos os que ali estavam, “mas que em casa tem que haver um trabalho de continuidade e moderação do que começa nas aulas”.

Veja a aula inaugural da 12ª edição da Atividade Sénior, que decorreu no passado dia 29 de janeiro.