Município de Viseu adjudicou hoje obras de reabilitação no valor de 1,3 milhões de euros

Ruas João Mendes, Soar de Cima, Cónego Martins e Largo Almeida Moreira vão beneficiar de melhorias ao nível da circulação, estacionamento e ambiente urbano 

A Câmara Municipal de Viseu adjudicou hoje, em reunião de executivo, as obras de reabilitação nas Ruas João Mendes, Soar de Cima, Cónego Martins e Largo Almeida Moreira.

Na Rua João Mendes, a empreitada ultrapassa o meio milhão de euros e prevê a introdução de um novo desenho urbano, conferindo uma imagem unitária à área onde são contemplados os eixos de acesso a pedestres e onde será limitado o estacionamento. Neste sentido, está previsto um passeio contínuo desde o início da rua até ao cruzamento com a rua do Gonçalinho, do lado direito, e com uma largura média de 1,60 metros. 

Já entre o início da rua e a Casa das Bocas prevê-se ainda a reformulação do passeio, bem como dos lugares de estacionamento automóvel. Serão ainda introduzidos novos pavimentos, reaproveitando o pavimento das zonas de circulação automóvel, a substituição de todas as infraestruturas obsoletas, incluindo o reforço de iluminação pública e a introdução de arborização nas áreas possíveis, face à largura do arruamento. O prazo de execução da empreitada será de 12 meses, a iniciar após a consignação da obra, estimando-se que esta possa acontecer até ao próximo mês de junho. 

Do conjunto de adjudicações fazem ainda parte as obras nas Ruas Soar de Cima, Cónego Martins e Largo Almeida Moreira, cujo investimento é de cerca de 850 mil euros. Também a consignação está prevista para o próximo mês de junho, com prazo de execução de 18 meses.  Também aqui o objetivo passa por harmonizar o espaço. Para além disso, serão criados espaços de lazer, passeios de transição entre o arruamento e as soleiras de acesso aos pisos térreos dos edifícios, bem como a introdução de zonas de circulação automóvel, a substituição de todas as infraestruturas obsoletas, incluindo o reforço de iluminação pública e a introdução de vegetação.