Festival de Teatro de Viseu alarga competição a todos os grupos do concelho

O Município de Viseu abre hoje uma nova fase de inscrições para a 19ª edição do Festival de Teatro e apresenta novidades no que respeita às normas de participação.

Contrariamente à fase anterior, a autarquia alarga agora o acesso à inscrição para competição a todos os grupos de teatro do concelho, em detrimento do requisito etário obrigatório, que estabelecia que os grupo fosse maioritariamente composto por elementos com idades até aos 30 anos para concorrer aos prémios de classificação.

Nesta nova fase, os grupos poderão candidatar-se na categoria escolar ou de natureza associativa, nos vários escalões disponíveis (cinco no total). Quanto aos prémios – “Melhor Peça”, “Melhor Interpretação Masculina” e “Melhor Interpretação Feminina” -, serão também estes atribuídos nas diferentes categorias e escalões.

Todos os grupos interessados em participar devem preencher devidamente a ficha de inscrição e apresentar candidatura na Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Viseu, ou através do e-mail Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao próximo dia 27 de abril.

Neste ano em que Viseu celebra o melhor da sua identidade, cultura popular, costumes e tradições, os grupos são convidados a desenvolverem os seus trabalhos em torno do tema “Cidade Europeia do Folclore”.

O Festival de Teatro de Viseu é uma iniciativa do Município que, anualmente, se realiza com o intuito de apoiar, divulgar e valorizar o trabalho desenvolvido no âmbito das artes cénicas, incentivando também a participação jovem e escolar. Fidelizar novos públicos e sensibilizar para a importância do teatro como agente de partilha de conhecimento, inclusão social e entretenimento, é também um dos objetivos da realização do festival.

DOCUMENTOS ÚTEIS

Normas de Participação (nova versão)

Ficha de Inscrição