Exposição “Os Cadernos Resgatados” de José Coelho inaugura amanhã, no átrio dos Paços do Concelho

Quatro narrativas recuperadas dos Cadernos de Notas Arqueológicas de José Coelho são o mote da nova exposição que inaugura amanhã, pelas 18 horas
O átrio da Câmara Municipal de Viseu acolhe, a partir de amanhã, terça-feira, “Os Cadernos Resgatados” de José Coelho. A inauguração decorre pelas 18 horas e contará com a presença do Presidente da Câmara, Almeida Henriques, e do Vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado.
A exposição, patente até 31 de outubro, apresenta os lendários e valiosos cadernos de apontamentos do primeiro arqueólogo de Viseu e revela quatro histórias recuperadas dos 143 Cadernos de Notas Arqueológicas de José Coelho. As narrativas desvendam facetas diferentes da sua vida e deixam adivinhar a diversidade e o potencial destes documentos.
José Coelho, ilustre intelectual viseense do século XX e um dos pioneiros da arqueologia da região, dedicou-se à recolha de objetos arqueológicos que organizou em coleção, agora exposta, em permanência, na Casa do Miradouro.
Nos últimos meses, a Câmara Municipal de Viseu recolheu 121 exemplares perdidos de livros de notas e memórias de José Coelho, uma valiosa descoberta para o património arqueológico do concelho.