Viseu recebe 11 novas intervenções de street art, no CUBO MÁGICO

“Arte Urbana” é uma das “faces” do projeto e traz a Viseu artistas como BORDALO II, MOSAIK e DRAW & CONTRA. 4 nomes viseenses fazem parte do leque de artistas

Em 2020, o Festival de Street Art de Viseu integra-se no CUBO MÁGICO, o projeto multidisciplinar que traz à cidade-jardim mais de 600 propostas de programação para todos os públicos e que se prolonga até 21 de setembro.

Durante esta semana, Viseu voltou a ser “tela” e recebeu 11 novas intervenções artísticas, pela cidade e freguesias, que integrarão o Roteiro de Street Art de Viseu.

Entre os artistas estão DRAW & CONTRA, dupla “repetente” em Viseu que criou o painel de azulejos com rostos, no muro da PSP, em 2018. Este ano, os artistas estão a pintar uma parede no Bairro 1º de Maio com o tema “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação!”.

Também MOSAIK, um dos artistas pioneiros do grafitti em Portugal, sendo considerado um dos “writters” de referência da sua geração, encontra-se em Viseu, por estes dias.

Na intervenção que se encontra a realizar numa das fachadas do edifício sede do Instituto Politécnico de Viseu, o artista concretiza uma pintura mural inspirada nos conceitos do estudo, planeamento e investigação, assim como de valores fundamentais da contemporaneidade e da identidade cultural de Viseu, como a proteção da natureza e da biodiversidade e a valorização do talento artístico, no ano em que Viseu se assume como território de fotografia e cinema.

BORDALO II, SMILE, AHENEAH, Jorge Charrua e os artistas locais Nuno Rodrigues, Ana Seixas, Paulo Medeiros e a dupla Ergo Bandits também estão a executar as suas intervenções artísticas em Viseu, durante esta semana.

O artista local Nuno Rodrigues reinterpreta elementos de arte sacra e museológica de Viseu, pelas ruas da cidade. Paulo Medeiros, por sua vez, já terminou a sua obra, uma homenagem póstuma ao jovem artista viseense João Conde, junto à Escola Básica João de Barros.

A Rua do Coval, a Escola da Ribeira e a circunvalação são outros dos locais que estão a receber as novas intervenções artísticas. Pelas Freguesias, foi em Cavernães, Farminhão e Coutos de Viseu que os “grafitters” criaram novas obras.

Durante este fim de semana, viseenses e visitantes ainda podem assistir, ao vivo, à criação das novas pinturas e instalações.

O Festival de Street Art de Viseu 2020, integrado no CUBO MÁGICO, tem como curador artístico o street artist DRAW e programador Jorge Sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu.

A EDP Distribuição é patrocinadora oficial da Arte Urbana do CUBO MÁGICO e dois dos projetos vão passar a decorar equipamentos urbanos da EDP.

Todas as novidades sobre o evento estão disponíveis em www.cubomagicoviseu.pt e no Facebook e Instagram.

O CUBO MÁGICO é uma iniciativa do Município de Viseu. A VISEU MARCA, a CIM Viseu Dão Lafões, o Turismo do Centro, a AHRESP e a ACDV (Associação Comercial do Distrito de Viseu) são parceiras nesta organização.

A Mistolin é parceira de higiene e desinfeção dos espaços e equipamentos do CUBO MÁGICO.

São patrocinadores do evento o banco Santander, Altice, Sumol, Galp, Fidelidade, Nutriva, Lugrade, Ribeiro Santo, Super Bock, Litocar, Rede Expressos e FNAC.

A EDP Distribuição é patrocinadora do tema “Arte Urbana” do CUBO MÁGICO. A NOTCH é parceira na organização do “Viseu Estrela à Mesa”. A OMB Grupo Óptico associa-se às sessões de cinema Drive In do CUBO MÁGICO.

A este leque de parceiros junta-se, ainda, a Blueticket, no desenvolvimento de uma solução de bilhética adequada ao panorama atual de controlo de entradas.

O evento tem como Media Partners nacionais o Correio da Manhã e o jornal PÚBLICO. O Jornal do Centro é Media Partner local.