Banco Local de Voluntariado de Viseu

O Banco Local de Voluntariado de Viseu nasceu em 2016, no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, com vista a incentivar a comunidade à prática de voluntariado no concelho.

Esta estrutura local tem por objetivo ser um ponto de encontro entre pessoas que procuram fazer voluntariado, mas também entidades e instituições que estejam interessadas em acolher voluntários nos seus projetos. A saúde, a educação, o desporto ou a cultura são apenas algumas das áreas de atividade onde é possível exercer ou apresentar projetos de voluntariado.

Se gostava de dedicar algum do seu tempo a ajudar os outros, inscreva-se no Banco Local de Voluntariado. Ser voluntário exige não só a disponibilidade de tempo livre, mas também uma atitude responsável e um compromisso para com as instituições que o acolhem. Para além disso, apenas as pessoas com idade superior a 18 anos poderão tornar-se voluntárias.

O que é?

É um espaço de encontro entre pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades que pretendem integrar voluntários, designadas organizações promotoras de voluntariado, e que disponibilizam oportunidades de enquadramento em atividades e áreas de interesse social e comunitário.

• Promover o encontro entre oferta e a procura de Voluntariado;
  • Sensibilizar os cidadãos e as organizações para o Voluntariado;
  • Divulgar projetos e oportunidades de Voluntariado;
  • Contribuir para o aprofundamento do conhecimento do Voluntariado.

Quem pode ser Voluntário?

O indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

Aqueles que estão interessados em desempenhar o papel de Voluntários, encontram no Banco Local de Voluntariado, um espaço adequado para registar a sua disponibilidade e fazer chegar o seu interesse entidades promotoras de programas específicos.

Os interessados deverão efetuar a sua inscrição no Banco  Local de Voluntariado, a funcionar na Unidade Orgânica de Ação Social do Município, onde será efetuada uma entrevista de seleção. O voluntário receberá uma formação, por parte do BLVV, relacionada com as várias temáticas do voluntariado.

Que organizações podem ser promotoras de voluntariado?

As organizações promotoras de voluntariado são as entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas coletivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício das suas atividades.

Quais são as áreas de atividade?

As áreas de atividade onde é possível exercer ou apresentar projetos de voluntariado são diversas e disponibilizam oportunidades de enquadramento em áreas de interesse social e comunitário, a saber, educação, saúde, social, cultura, desporto, ambiente, desenvolvimento económico e social, justiça.

Rua João Mendes, Nº 51, 2º andar

blvviseu@cmviseu.pt