Saltar para o conteúdo principal

Viseu concretizou a sua primeira geminação com uma cidade espanhola, a de León

15-04-2024Município
Viseu concretizou a sua primeira geminação com uma cidade espanhola, a de León
Protocolo foi assinado no passado sábado. Viseu e León, que partilham fortes laços históricos, irão agora cooperar em áreas como a cultura, a economia ou a educação 

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Alcaide da Câmara Municipal de León, José Antonio Diez Díaz, celebram no sábado, dia 13 de abril, o Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade que, doravante, une, oficialmente ambas as cidades.

"Esta parceria histórica entre Viseu e León desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre as duas cidades”, avançou o autarca viseense. "Esta é uma oportunidade única para o crescimento mútuo e a construção de um futuro mais próspero e integrado para as duas comunidades. Estou convicto que este compromisso hoje assumido criará oportunidades significativas para o nosso crescimento”, sublinhou o Presidente. 
 
Sobre a união entre ambas as cidades, Fernando Ruas, recordou ainda: "no ano passado, celebrámos os 900 anos da entrega do Foral de Dona Teresa de Leão a Viseu. Ficámos com uma herança pesada, mas estou certo que Dona Teresa estaria hoje orgulhosa ao perceber que entregou algo a este concelho que as pessoas acarinharam, preservaram e foram desenvolvendo”. 

"Agradeço a todos os envolvidos que permitiram este a concretização deste marco importante, esperando com expectativa o futuro de Viseu e de Léon. Caminharemos juntos, em estreita cooperação, pois acredito que os territórios crescem com o diálogo e a partilha, quebrando muros e construindo e consolidando laços”, concluiu o Presidente da Câmara. 

A génese de Portugal irá completar, no ano de 2043, nove séculos de história política como nação autónoma e independente. No ano de 1058 (Século XI), a cidade de Viseu foi conquistada aos seus ocupantes mouros ou árabes pelo Rei Leão Fernando I, que ficou conhecido como Fernando Magno, pelas importantes e decisivas conquistas por ele conseguidas com os seus exércitos.  

Além de Viseu, Fernando Magno conquistou ainda a cidade de Coimbra, no ano de 1064. Isto significa que a porção de território que constitui hoje Portugal, entre a fronteira da Galiza e a cidade de Coimbra, e que se convencionou designar por "Condado Portucalense”, foi conquistada aos infiéis pelos Reis de Leão, designadamente pelo já referido Fernando Magno.

Significa também que Portugal é constituído por duas metades territoriais: a primeira entre a Galiza e Coimbra, conquistada pelos Reis de Leão, e a segunda entre Coimbra e o Algarve, conquistada pelos futuros reis portugueses.

Viseu fez parte integrante do Reino de Leão, até pelo menos ao Tratado de Zamora, de 1143, assinado entre D. Afonso Henriques e o seu primo-direito, Afonso Raimundo (filho do Conde D. Raimundo e de D. Urraca), que era então o Rei Leão, com título de Afonso VII.

Desta forma, acredita-se que exista uma "dívida histórica” da cidade de Viseu para com Leão, pois foram os soberanos desta última cidade, sede do reino com o mesmo nome, que lutaram para retirar Viseu das mãos dos sarracenos e fizeram integrar a nossa cidade no mundo cristão da reconquista.

"No ano passado, a Câmara Municipal de León aprovou, por unanimidade, sem fissuras nem polémicas, a proposta de declarar as nossas cidades irmãs. Desta forma, reconhecemos todos os laços históricos que nos unem e as alianças que, a partir de agora, construiremos sobre eles. Espanha e Portugal partilham tanta história que nos consideramos e nos sentimos irmãos de sangue e de legado. Espanhóis e portugueses estão unidos por laços de fraternidade que o tempo não pode apagar”, realçou o Alcaide de León, José Diaz. 

"Anos de convivência e crescimento que justificam, e agora avançam, o interesse que a Câmara Municipal de Viseu demonstrou por esta irmandade como oportunidade para uma união protocolar e institucional que alicerça as suas raízes no passado do Reino de Leão e que se cimenta nas colaborações atuais e projetos conjuntos económicos, sociais e culturais”, justificou José Diaz. 

"Vamos dar a esta grandeza a nossa base para consolidar um futuro esperançoso para o nosso povo. Muito obrigado pelo acolhimento, pela colaboração e pelo desejo de fraternidade que hoje nos traz aqui e nos abre um futuro magnífico”, concluiu o Alcaide. 

Desde 1994, ano em que se deu a primeira geminação com a cidade de São Filipe, em Cabo Verde, que o Município de Viseu tem procurado cooperar, através da concretização de protocolos, com cidades e territórios de diversos pontos do mundo. À data, Viseu é geminada com 13 cidades, em territórios como Cabo Verde, França, Polónia, Itália, Bulgária, São Tomé e Príncipe, Brasil, Moçambique, Costa do Marfim e China, a par de Portugal, concretamente com as cidades de Elvas e Cascais e, agora, Espanha. 

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi