Concurso para projetos culturais em Viseu recebe 84 candidaturas

Apoio solicitado ascende a 2,5 milhões de euros. “Uma prova da vitalidade e atratividade culturais de Viseu”, sublinha Almeida Henriques.

84 candidaturas foram apresentadas ao 1º concurso municipal de Viseu para apoio a projetos de cultura e criatividade, que encerrou na passada segunda-feira, 5 de Janeiro.

O financiamento solicitado nas candidaturas ascende a 2,5 milhões de Euros, sextuplicando o orçamento disponibilizado, no montante 400 mil euros, para o ano de 2015.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “esta procura superou as expectativas e é um sinal da forte vitalidade do setor cultural de Viseu e da atratividade do concelho para eventos e produções artísticas. Estes números provam também que a opção por um concurso público fazia sentido porque assegura igualdade de acesso para todos os agentes culturais.”

A área de intervenção cultural com maior número de candidaturas é a música com 25 candidaturas.

58 destes projetos candidatam-se para o nível máximo de financiamento municipal, até 90 por cento do seu investimento global e num limite máximo de 125 mil euros.

Segundo o Presidente da Câmara, “esta realidades traduz a necessidade de reforço e diversificação de incentivos à cultura de modo a viabilizar o crescimento do setor. Faço votos para os fundos comunitários do Portugal 2020 venham a dar também uma resposta a esta importante oportunidade, numa lógica descentralizada.”

A comissão de seleção constituída para analisar o mérito das candidaturas terá agora 30 dias para submeter a decisão da Câmara uma proposta de decisão, entre projetos culturais consolidados e projetos emergentes. Integram este júri Odete Paiva (vereadora da Cultura), Dalila Rodrigues, Agostinho Ribeiro, Aires do Couto e Norberto Santos.