Guia de Percursos Naturais propõe 14 rotas para percorrer a pé ou a pedalar

Trilhos dão a conhecer a riqueza natural e histórica de vinte freguesias do concelho

O Município de Viseu, em parceria com o Jornal do Centro, acaba de publicar um guia de Percursos Naturais, pedestres ou em BTT. São 14 trilhos e rotas, homologadas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, espalhadas por vinte freguesias do concelho de Viseu.

“Os percursos naturais são um valor de qualidade de vida do concelho! São um ativo da prática física e do convívio familiar ao ar livre, e um atrativo do turismo de natureza e bem-estar”, refere o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

Um guia bastante completo, que propõe uma aventura em busca da riqueza paisagística natural, e do património histórico e cultural da região. Escolha a sua rota segundo o grau de dificuldade, a duração e o número de quilómetros. Siga as indicações e desvende os mistérios e as histórias, escondidas em cada etapa. Para além disso, o guia disponibiliza informações adicionais sobre os locais onde pode fazer uma pausa para comer e beber, apreciando não só a natureza envolvente como também os sabores e petiscos da região.

Consulte e descarregue aqui o guia de percursos naturais.

Percursos propostos:

- Rota das Termas de Alcafache | São João de Lourosa

- Rota da Carqueja | Barreiros

- Rota dos Moinhos de Água D’alte | Torredeita

- Rota da Laje | Ranhados

- Grande Rota Mamaltar de Vale de Fachas | Viseu, Rio de Loba, Mundão e Cavernães

- Rota de Corvos | Santos-Êvos

- Rota do Feto | Mundão

- Rota da Ribeira de Várzea | Calde - Rota de Vale de Cavalos | Côta

- Rota do Quartzo | Campo

- Rota Santa Eufémia | Cepões

- Rota do Dão | Silgueiros

- Rota dos Três Trilhos | Fragosela

- Ecopista do Dão | Viseu, Orgens, S.Cipriano, Vil de Souto, Coutos, Torredeita e Farminhão .