Município de Viseu distingue empreendedores e “embaixadores” no seu dia

Sessão solene realiza-se amanhã, 21, às 11H30

 

Têm lugar amanhã, segunda-feira, 21 de setembro, as comemorações do Dia do Município de Viseu.  A sessão solene realiza-se às 11h30, no Viriato Teatro Municipal.

Nesse ato serão distinguidas cinco “empreendedores relevantes e embaixadores da cidade-região”.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, irá atribuir a Medalha de Ouro da Cidade aos empresários António da Costa Vidal (Marcovil) e Fernando Nunes (Visabeira), aos investidores na “diáspora” Manuel Bernardo Pires de Almeida e Silvério Soares da Silva e ao “empreendedor social e cultural” António Lopes Pires.

Nas palavras do Presidente da Câmara, “este reconhecimento público é um dever do município e distingue elevados valores humanos traduzidos de forma concreta na criação de riqueza e emprego, no benefício da comunidade local e na afirmação de Viseu no mundo”.

As comemorações do Dia do Município de Viseu passam ainda por espetáculos, de entrada livre, no Teatro Municipal e, mais tarde, no Mercado 2 de Maio: às 16h30 atua a Orquestra Juvenil de Viseu (instituída há um ano com o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara) e às 18h a banda Índice, espetáculo integrado na Festa das Vindimas de Viseu.

 

O Dia do Município é também o dia de encerramento desta iniciativa que se realiza em Viseu desde sexta-feira, 18 de setembro.

Já hoje, Domingo, correm a meia-maratona do Dão, que percorre a cidade e o seu centro histórico, cerca de 5000 pessoas.

Pelas 17h será a vez de 100 petizes pisarem uvas no Mercado 2 de Maio e de levar o sumo ao “laboratório da Uva”, instalado pela Escola Superior Agrária de Viseu naquele espaço.

Pelas 18h, a tertúlia “Somos do tamanho dos mitos que vemos” faz o “pré-aquecimento” do Dia do Município, desafiando os historiadores Joel Cleto e Armando Coelho a contar a “toda a verdade” ou o “fundo imaginário” de Viriato e D. Ramiro, figuras míticas de Viseu. Tem lugar no Mercado 2 de Maio.

Mais tarde, às 21h30, também na praça histórica de Viseu, atua a banda viseense Tranglomango.

O “Mercado de Vinhos e Lavradores”, no Mercado 2 de Maio, atividade permanente da Festa das Vindimas de Viseu, reabre as suas portas às 17h até às 22 horas.