Congresso “Ao Tempo De Vasco Fernandes – Habitar Os/Nos Séculos XV E XVI”, decorre em Viseu, de 23 A 27 de setembro

Entre os dias 23 e 27 de setembro, irá decorrer, em Viseu, a 3ª edição do projeto Habitar [Património] Viseu. O Congresso “Ao tempo de Vasco Fernandes – Habitar os/nos séculos XV e XVI” integra as Comemorações do Centenário do Museu Nacional Grão Vasco, homenageando, igualmente, o pintor Vasco Fernandes.

No âmbito da promoção do território e da sua respetiva História, a nível local, nacional e internacional, mais de três dezenas de oradores procuram analisar as sociedades e instituições dos séculos XV e XVI. As linhas de pensamento, as interligações geográficas culturais e comerciais, o modo de vida e organização social são algumas das questões alvo de uma análise científica por parte dos presentes. Uma época que, particularmente na Europa, impulsionou verdadeiras revoluções ao nível de paradigmas e conhecimentos.

O Congresso irá realizar-se em dois locais distintos. De 23 a 25, no Museu Nacional Grão Vasco, e no dia 26, no Viriato Teatro Municipal. Dia 27, estão preparadas um conjunto de atividades associadas, promovidas pela ADDLAP (Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva), no âmbito das Jornadas Europeias do Património e do Dia Mundial do Turismo. Exposições, visitas guiadas e passeios no comboio turístico de Viseu preenchem o dia, em vários municípios da região.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, marcará presença na sessão de abertura, amanhã, pelas 9H30.

De ressalvar que o acesso às sessões de trabalho do Congresso é gratuito, no entanto, a participação nas atividades associadas, indicadas na programação, podem estar sujeitas a marcação prévia ou aquisição de bilhete, pelo que os interessados devem tratar essas mesmas questões junto das respetivas entidades promotoras.

Consulte toda a programação em www.projectopatrimonio.com/habitar.