Orçamento Participativo recebe 78 propostas das escolas de Viseu

Todas as 13 escolas envolvidas submeteram propostas. Fase de análise técnica decorre até 31 de janeiro de 2017

O Orçamento Participativo Jovem e Escolar de Viseu deu por concluída a sua 1ª fase do projeto, relativa à apresentação de propostas. 78 propostas foram submetidas pelas 13 escolas participantes do ensino secundário, profissional e superior do concelho. As propostas recebidas abrangem todas as onze áreas temáticas definidas em regulamento, da inclusão social à saúde e alimentação saudável.

Cerca de metade das propostas apresentadas centram-se nas áreas de intervenção no espaço público e espaços verdes (13), seguida da educação e juventude (11), saúde e alimentação saudável (10) e inclusão social (9).

As ideias dos alunos serão agora sujeitas à avaliação técnica da equipa do Orçamento Participativo até ao dia 31 de janeiro de 2017, altura em que serão também dados a conhecer os projetos provisórios, aqueles que reúnem as condições necessárias para avançar no processo. Deste modo, a equipa técnica poderá proceder à adaptação das propostas de forma a torná-las elegíveis e passíveis de execução.

Posteriormente, e até ao dia 17 de fevereiro, as escolas poderão reclamar da exclusão ou adaptação das suas propostas pelos serviços, recebendo uma resposta por parte da equipa até 13 de março, data de publicação dos projetos definitivos.

A 14 de março irá arrancar a fase de votação, abrindo-se assim o 1º Orçamento Participativo Jovem e Escolar de Viseu a toda a comunidade, dado que até aqui todo o processo de apresentação era restrito às escolas. Até 28 de abril, todos os viseenses e amigos de Viseu, maiores de 16 anos, poderão votar até um máximo de 7 projetos.

O 1º Orçamento Participativo Jovem e Escolar de Viseu disponibiliza uma dotação financeira de 250 mil euros, sendo esta a maior dotação do país para um Orçamento Participativo desta natureza. Cada proposta tem um orçamento máximo de 25 mil euros e cada escola pode ter um ou mais projetos vencedores, desde que o valor global não exceda os 40 mil euros.

Acompanhe todas as novidades em www.viseuparticipa.pt e www.facebook.com/municipioviseu