Artistas mundiais desafiados a reinterpretar os sons do mundo rural do concelho

Projeto “Viseu Rural 2.0” promove Concurso Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora até 30 de setembro

“Explorações Sonoras de um Arquivo Rural” é o nome do Concurso Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora, promovido pela Binaural/Nodar, no âmbito do projeto “Viseu Rural 2.0”. As candidaturas têm início hoje, 1 de junho, e prolongam-se até 30 de setembro.

Ao longo de 2015, a equipa do projeto "Viseu Rural 2.0" recolheu e organizou um arquivo audiovisual alusivo à ruralidade do concelho, constituído por mais de uma centena de documentos. Agora, artistas sonoros e músicos eletroacústicos de todo o mundo são convidados a conhecer o arquivo, a pensar e expressar a sua perspetiva sobre o contexto rural de Viseu através da criação de obras sonoras, numa lógica de expansão e divulgação desta identidade tão presente nas freguesias do concelho.

Os interessados têm à sua disposição parte do arquivo na página web do projeto, disponível em www.viseururalmedia.org, podendo escolher os excertos e trabalhá-los livremente, existindo a possibilidade de adicionar outras fontes ou processamentos sonoros. Cada obra a submeter deverá ter uma duração de 10 minutos, acompanhada de título, sinopse, imagem e nota biográfica do seu autor.

Os trabalhos submetidos serão alvo de apreciação por parte de um júri que irá eleger e premiar 20 criações. Os vencedores irão expor coletivamente os seus trabalhos na Casa da Ribeira, em Viseu, a partir de dezembro.

O projeto “Viseu Rural 2.0” é cofinanciado pelo Município de Viseu, no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura VISEU TERCEIRO, e pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, da Rede SOCCOS. Este é um projeto de inventariação e documentação patrimonial, de criação artística sonora, de media e difusão cultural, com vista à valorização e divulgação da identidade rural de Viseu.

Toda a informação sobre o projeto e o concurso disponível em www.viseururalmedia.org.