Viseu lança “megaoperação” de manutenção de estradas para reforçar segurança rodoviária

Investimento superior a 700 mil euros permite garantir rede viária de qualidade, intervindo em mais de 63 Km2

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, apresentou esta manhã, a “megaoperação” de manutenção e repavimentação de estradas lançada pelo Município de Viseu, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária do concelho e reduzir focos de pequena sinistralidade automóvel.

O investimento integra-se no plano municipal “VISEU SEGURO”, apresentado em Maio, e onde se incluem medidas de melhoria da sinalização rodoviária, iluminação e reforço de passadeiras e de controlo e mitigação da velocidade automóvel.

Estruturado em três fases de intervenção, esta “megaoperação” representa um investimento municipal global superior a 700 mil euros, a realizar ao longo de 2016, numa extensão superior a 63 mil metros quadrados.

“Do ponto de vista do seu planeamento, esta é uma ação inovadora”, considera o Presidente da Câmara. “Num cenário em que nem Estado Central nem fundos comunitários apoiam a manutenção das vias rodoviárias, os municípios são desafiados a planear de forma racional e criteriosa os seus investimentos”, justifica Almeida Henriques.

A primeira fase da intervenção incide sobre a zona urbana, numa extensão de 20 Km2, num valor de 146 mil euros. A segunda fase abrangerá caminhos e estradas municipais em todo o concelho, nomeadamente em zonas de fundo rural, numa extensão de 29 Km2, com um investimento de 241 mil euros. A terceira e última fase terá a circunvalação urbana como alvo, numa extensão de 14 Km2 e um investimento de 92 mil euros.

Para o autarca, “operações como esta irão suceder-se necessariamente no futuro. Em Viseu, continuaremos a defender o estatuto de ‘A Melhor Cidade para Viver’”.

Mapas da intervenção (fase 1 – zona urbana; fase 2 – área envolvente no concelho)