Festa das Freguesias de Viseu promove a partir de amanhã sabores e aromas tradicionais

Desfile das Marchas Populares e Cavalhadas de Teivas completam agenda do fim-de-semana

Arranca esta sexta-feira, 17 de junho, a Festa das Freguesias de Viseu. Até domingo, dia 19, o Parque Aquilino Ribeiro, no coração da cidade, acolhe as 25 freguesias do concelho, num fim de semana dedicado à promoção cultural e agroalimentar do mundo rural viseense.

A Banda Filarmónica de Ribafeita fará as honras de abertura, esta sexta-feira, pelas 19 horas, à qual se segue a já tradicional Arruada de Zés Pereiras. O final de tarde segue em festa com uma visita a cada uma das freguesias representadas e com a música de vários grupos tradicionais. À noite, o Teatro do Montemuro surpreenderá os presentes com “Caídos do Céu”, numa encenação teatral alusiva à quadra dos Santos Populares, pelas 21H30.

Este ano, aliada à mostra etnográfica, a iniciativa coloca em destaque os sabores tradicionais de cada freguesia, dos petiscos aos doces e salgados, entre outras iguarias, que serão também postas à prova. Sábado, pelas 16H30, terá início a “hora da merenda” com o Chef Diogo Rocha, da Mesa de Lemos, que entre uma tarde de degustação irá eleger o melhor petisco doce e salgado de Viseu.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a Festa das Freguesias é uma oportunidade única para as freguesias se mostrarem e promoverem o que têm de melhor. É um marco na coesão do concelho."

A 18 de junho, sábado, a noite será de folia e dança com o desfile das Marchas dos Santos Populares. A partir das 21H30, os participantes darão a conhecer os seus trajes, coreografias e composições no centro da cidade, num desfile entre a Avenida 25 de abril e o Rossio.

Nesta edição, concorrem 9 grupos, cinco dos quais infantis. No domingo, às 19 horas, serão divulgados os vencedores de cada categoria e entregues os prémios do desfile e do concurso “Marcha Viseu 2016”.

Também este fim de semana, as Cavalhadas de Teivas saem à rua pelas 15 horas de domingo. Da freguesia de São João de Lourosa ao centro da cidade, as centenárias Cavalhadas trazem à luz do dia os seus carros alegóricos, os seus bombos e fanfarras e a singular “Dança da Morgadinha”.

O programa das Festas Populares encerra com as Cavalhadas de Vildemoinhos, a 24 de junho, dia de São João, a partir das 9 horas.

Toda a programação da Festa das Freguesias disponível aqui.