Herói Viriato está de regresso ao Mercado 2 de Maio este sábado

“Mercado de Viriato” desafia crianças a explorar a história em torno da figura mítica. Domingo, a praça histórica recebe nova edição da Feira à Moda Antiga

Este fim-de-semana, 25 e 26 de junho, o Mercado 2 de Maio promete um espaço dedicado às histórias e tradições, para miúdos e graúdos.

O “Mercado de Viriato” regressa à praça histórica da cidade e convida as crianças para uma nova aventura com o herói mítico de Viseu no comando. Na manhã de sábado, entre as 10 e as 12 horas, o espaço reinterpreta-se numa praça temática com atividades lúdicas e didáticas sobre Viriato, convidando os mais novos a descobrir a figura e o mito.

São muitos os desafios colocados à disposição dos pequenos exploradores: ateliês de artes plásticas para recriar adornos dos lusitanos, um recanto para ouvir histórias e viajar no tempo, pinturas faciais alusivas à época, um pequeno “campo de batalha” e um jogo de tabuleiro em grande escala com perguntas e respostas.

As atividades são gratuitas sendo apenas necessário efetuar uma inscrição no Mercado 2 de Maio, no próprio dia.

À noite, a animação continua no Mercado com “Os Piores DJ’s do Mundo”. O grupo atua a partir das 21H30.

Já no domingo, a Feira à Moda Antiga celebra a sua 22ª edição e instala-se no Mercado, a partir das 9 horas. Vários operadores da região, em especial das freguesias do concelho, montam as suas bancas e dão a conhecer os seus produtos da época, num verdadeiro ambiente que recorda as feiras de outrora.

Até às 18H30, de montra em montra, encontrará artesanato, fruta e horticultura, queijos, vinhos e enchidos, doces típicos e caseiros e muitos outros petiscos e tradições, acompanhados pela arte de bem receber, à moda beirã.

A Feira à Moda Antiga é uma organização do Centro Cultural Distrital de Viseu e conta com a participação de diversas associações culturais, produtores locais e novos empreendedores.