Museus Municipais animam as férias da Páscoa com atividades para crianças

As férias da Páscoa prometem ser bastante animadas nesta primavera. Os Museus Municipais promovemmais de uma dúzia de atividades para os mais pequenos, que aliam a diversão e a procura pelo conhecimento.

Na Casa da Lavoura e Oficina do Linho, em Várzea de Calde, o linho é a matéria-prima privilegiada das atividades propostas. As crianças são desafiadas a utilizar este elemento para tecer no tear, criando peças de forma artesanal. O coelho da Páscoa também passou pelo museu e fez algumas travessuras. A missão dos pequenos exploradores é partir à descoberta de pequenos sacos de linho, escondidos um pouco por todo o espaço do museu. Ainda no museu, mas no jardim, os participantes desta iniciativa terão a oportunidade de semear o linho num dos canteiros e levar para casa um kit de oferta, composto por sementes de linhaça, um vaso e todas as instruções para cuidar desta planta.

A Casa das Memórias, na rua da Árvore, convida a explorar o abstraccionismo e o surrealismo, através de uma atividade onde os ovos da Páscoa servem de ponto de partida para conhecer melhor estas correntes artísticas, presentes na exposição "Rodrigues da Costa".

Já na Casa da Ribeira, a oficina "Páscoa é Alegria... Sonho e Fantasia" desafia os mais novos a pintarem ovos de páscoa em diferentes materiais. Haverá ainda uma oficina dedicada à sensibilização ambiental,"Lutra Lutra: a Lontra do Rio Paiva", que irá abordar a semelhança de comportamento entre a lontra e o homem e os principais fatores que ameaçam esta espécie.

Na Casa do Miradouro, a Coleção Arqueológica José Coelho incita à exploração do papel do registo gráfico no processo de investigação, interpretação, divulgação e salvaguarda do património, através de duas oficinas. A primeira, "Vejo e Rabisco", consiste na realização de jogos de desenho através da observação e da alternância de perspetivas e decorre até amanhã, 7 de abril. A segunda oficina, com o nome "Esta casa foi um Desenho", faz da Casa do Miradouro a sua musa inspiradora. Através da exploração e observação dos seus espaços, será proposto que os participantes desenhem plantas e alçados deste edifício, terminando a atividade com a construção de uma maqueta do mesmo.

No Museu do Quartzo, além das atividades propostas no âmbito da Semana dos Parceiros do Roteiros das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal (link http://www.cm-viseu.pt/index.php/diretorio/noticia/82-noticia/4082-museu-do-quartzo-desafia-criancas-a-explorar-o-mundo-dos-minerais), terá também lugar a oficina "As ciências na Páscoa", onde os participantes são convidados a criar todos os elementos de um jogo de tabuleiro, desde as peças, recorrendo ao quartzo, até ao tabuleiro, feito em tecido.

Também no Museu Almeida Moreira, as crianças podem participar de um divertido jogo de tabuleiro, alusivo às personagens da Páscoa
.
Por último, a Quinta da Cruz promove uma verdadeira caça aos ovos junto dos petizes, que são levados adescobrir os mistérios que os vários espaços do núcleo museológico escondem.

As atividades decorrem no horário de funcionamento dos museus, mediante marcação prévia, através dos contactos de telefone e email, e têm o custo de 1 euro por participante.

CONTATOS DOS MUSEUS: