Estão abertas as inscrições para o Desfile das Marchas Populares de Viseu

Candidaturas decorrem até 19 de maio. Desfile realiza-se na noite do dia 17 de junho, no centro da cidade

As celebrações das festas populares regressam à cidade em junho e com elas as Marchas Populares de Viseu, que se realizarão no dia 17, pelas 21 horas.

O período de candidaturas para o Desfile/Concurso está já a decorrer e prolonga-se até ao dia 19 de maio.

O desfile permite a inscrição de grupos representativos de escolas, associações ou coletividades, mas também outros organismos ou instituições com sede no concelho, em três categorias distintas: marcha infantil, juvenil ou sénior.

Tal como nas edições anteriores, as tradições portuguesas, assim como os temas regionais e relacionados com os Santos Populares, devem servir como ponto de partida para a criação das marchas a concurso. Este ano, considerando a dinâmica turística e criativa promovida na cidade, é sugerida a abordagem do tema "Ano Oficial para Visitar Viseu".

Cada categoria distinguirá os primeiros, segundos e terceiros classificados, aos quais serão atribuídos os respetivos prémios. Os grupos a concurso disputam ainda os títulos de "Melhores Adereços", "Melhor Coreografia/Interpretação", "Melhor Marcha", "Melhor Letra", "Melhor Música e Acompanhamento Musical" e "Melhor Traje".

As inscrições devem ser efetuadas junto da divisão de Cultura da Câmara Municipal de Viseu, nos Paços do Concelho (Praça da República).

Como tem sido hábito, o desfile terá início na Avenida 25 de Abril, tendo como "palco principal" o Rossio.

Consulte aqui as normas de participação das Marchas Populares de Viseu 2017.