Município de Viseu lança programa de requalificação de bairros até 2018

Investimento superior a 2 milhões de euros abrange 8 bairros residenciais. Obras no Bairro das Mesuras e Quinta de São José irão arrancar em breve

O Município de Viseu pôs hoje em marcha um programa de requalificação de vários bairros residenciais da cidade. “Eu gosto do meu bairro” elege 8 bairros das freguesias de Viseu, Abraveses e Ranhados, carentes de intervenção prioritária, cujas obras serão executadas nos próximos dois anos, 2017-2018. O investimento municipal ascende os 2 milhões de euros.

Hoje, na apresentação pública do programa, foi já contratualizada a obra da 1ª fase de requalificação do Bairro das Mesuras, na freguesia de Viseu, no valor de 250 mil euros. A intervenção no terreno arranca em breve e terá um prazo de execução de 5 meses. Para breve está também a intervenção no Bairro da Quinta de São José, com projeto já elaborado.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, “este programa vai devolver e conferir um padrão elevado de qualidade e atratividade a alguns dos bairros mais importantes e queridos do concelho. É um novo fôlego à cidade-jardim e para o bem-estar de muitos milhares de residentes”.

As obras de requalificação respondem a diferentes necessidades, mediante as prioridades de intervenção de cada bairro. Alguns casos requerem uma intervenção mais profunda, nomeadamente ao nível da reformulação de infraestruturas de esgotos, águas e eletricidade. Outros são aqueles que exigem melhorias no ambiente urbano, com a reformulação e reforço da iluminação pública, a arborização e ajardinamento do espaço público, a melhoria da acessibilidade, construção de passeios e qualificação do estacionamento automóvel, assim como a construção ou requalificação de equipamentos de apoio.

Do portefólio de 8 bairros a intervencionar, todos os projetos se encontram elaborados ou em fase de desenvolvimento e a sua execução será contratualizada com as Juntas de Freguesias das zonas abrangidas. Algumas das intervenções encontram-se já em fase de adjudicação ou lançamento, e até mesmo de execução, que é o caso do Bairro da Misericórdia, na freguesia de Ranhados. Ao conjunto destes 8 bairros somam-se ainda outros, com início de execução no ano de 2019.

O Presidente da Câmara destaca ainda “o sentido pragmático deste programa e a importante cooperação desenvolvida entre a Câmara e Juntas de Freguesia na sua execução. É já, em vários bairros, uma realidade em andamento”.

O plano municipal “Eu gosto do meu bairro” irá beneficiar 14 mil residentes até 2018, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, mas também para o reforço da segurança, acessibilidade e atratividade destes bairros. O lema lança ainda o desafio à comunidade para conhecerem os projetos e “darem a cara” pelo seu bairro e pela sua transformação.

Toda a informação sobre o plano, bairros e intervenções pode ser consultada aqui.