Legado cultural de Luiz Beira inaugura ciclo de exposições dos 15 anos da Biblioteca Municipal

Inauguração terá lugar amanhã, pelas 16 horas. Exposição estará patente até 22 de abril

O Município de Viseu, em parceria com o GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), inaugura amanhã, 28 de janeiro, na Biblioteca Municipal, uma exposição que homenageia o crítico e colecionador de banda desenhada Luiz Beira.

“Luiz Beira: a paixão pelas artes – O legado a Viseu” estreia o ciclo de exposições no âmbito das comemorações do 15º aniversário da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva. A inauguração terá lugar pelas 16 horas.

Armando Corrêa, mais conhecido por Luiz Beira, doou uma grande parte do seu acervo de literatura alternativa à Biblioteca Municipal, contribuindo para a criação de uma BDteca com o seu nome, que foi dada a conhecer ao público aquando da inauguração do novo espaço bibliotecário de Viseu, em 2002.

Atualmente, o acervo documental da BDteca Luiz Beira contempla mais de 9300 documentos, entre eles álbuns, fanzines e revistas de banda desenhada, livros de teatro e cinema, e outros materiais e publicações, à disposição dos leitores e amantes das histórias aos quadradinhos.

Edições únicas como o volume que reproduz as pranchas originais de François Craenhals para o álbum “Le Piège”, da série Chevalier Ardent, ou outras obras com dedicatórias personalizadas a Luiz Beira de alguns dos maiores nomes da banda desenhada, são algumas das ‘joias’ que integram a extensa lista de documentos de acesso reservado e grande valor histórico.

“Luiz Beira: a paixão pelas artes – O legado a Viseu” poderá ser visitada na Biblioteca Municipal até ao dia 22 de abril.