12 projetos são vencedores no Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu

62 projetos de 13 escolas estiveram em competição. Foram registados 8313 votos

Estão apurados os resultados do 1º Orçamento Participativo Jovem Escolar de Viseu, organizado ao longo dos últimos 8 meses, junto das 13 escolas dos ensinos secundário, profissional e superior do concelho.

Esta terceira edição do orçamento participativo municipal de Viseu , com uma dotação de 250 mil euros, elegeu 12 projetos vencedores, entre os 62 em competição. Ao todo foram registados 8313 votos. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia pública organizada com as escolas.

“Fizemos uma aposta inédita no desenvolvimento de um orçamento participativo jovem e escolar, com um sentido de formação cívica”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Os resultados são muito positivos e constituem uma semente promissora de cidadania responsável”, conclui.

Todas as 13 escolas participaram na fase de apresentação de propostas e na fase do voto, através de assembleias participativas de voto nas escolas.  As assembleias participativas de voto constituíram o principal meio de participação, com 46  por cento da votação. Seguiu-se o voto por SMS (36%) e o voto por plataforma eletrónica (18%).