“Tons da Primavera” regressa amanhã a Viseu

Abertura do evento terá lugar pelas 18 horas, no Mercado 2 de Maio. Festival de Street Art arranca em quintas e escolas

O primeiro evento enoturístico do ano de Viseu arranca amanhã, quinta-feira, dia 18 de maio. Um brinde ao Dão abre as portas do Mercado 2 de Maio, ponto de encontro privilegiado ao longo de quatro dias, pelas 18 horas, altura em que quatro coletivos de artistas e seis outros criadores já trabalham 10 novas paisagens artísticas em quintas e em escolas.

A abertura oficial contará com uma breve encenação pelo grupo Tribal, um showcooking pela Mesa de Lemos e música ao vivo por GRYZZLER. À noite, a banda viseense Fingertips sobe ao palco, pelas 21H30, no Largo da Misericórdia (Fonte das 3 Bicas).

Nesta nova edição do festival, pela primeira vez e de forma inédita no país, o street art dará lugar à arte pública em espaço rural. Cinco quintas — Chão de São Francisco (em que foi apresentado o evento), Falorca, Turquide, Vinha Reis e Pedra Cancela — abrirão portas para receber criações de pintura mural e, no caso de Vinha Reis, de instalação. Juntam-se as escolas básicas de São João de Lourosa, Silgueiros, Balsa e Ribeira, e a APPACDM.

ADD Fuel, Break One, Pedro Podre, Pichi & Avo, Coletivo RUA, Tamara Alves, Jorge Abade, Luís Belo & Ana Seia de Matos, Tiago Lopes e Ergo Bandits constituem o leque de criadores que por estes dias invadem a cidade-região para contar histórias pela arte. A eles junta-se o Atelier Ser que entre hoje e sexta-feira dinamiza oficinas de serigrafia junto dos alunos das escolas básicas envolvidas no Festival.

Num vaivém de experiências entre o centro e a periferia, o Mercado 2 de Maio apresenta eventos e experiências para todas as idades e assume-se como ponto de encontro privilegiado, de 18 a 21 de maio. Os néctares do Dão vão estar à prova na instalação “Entre Aduelas” e a street food traz à praça superior sabores alternativos e petiscos variados, num ambiente trendy e criativo, acompanhado de música ao vivo. Há ainda o espaço “Made in Viseu”, ateliês para toda a família, showcookings e um espaço dedicado às crianças com programa regular.

Agendados estão também os concertos de Rita Redshoes, sexta-feira, 19, pelas 22 horas, e do “Embaixador de Viseu” Moullinex, sábado, dia 20, pelas 23H30. De regresso a Viseu está também a dupla Rodrigo Leão e Scott Matthew. Desta vez ao Adro da Sé, pelas 22 horas do dia de sábado.  A entrada é gratuita.

No fim de semana, os visitantes podem partir à descoberta do roteiro de street art de Viseu a bordo do comboio turístico ou de bicicleta, a partir do Mercado 2 de Maio. No sábado, dia 20, alguns dos artistas estarão no Mercado para participar de uma conversa informal sobre a relação do street art com o mundo urbano e rural, pelas 20 horas.

O “Tons da Primavera” é uma iniciativa promovida pelo Município de Viseu, com produção executiva da VISEU MARCA e a parceria da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão). São ainda parceiros do evento a Auto Sertório e a GALP.

Toda a informação em www.vindimasviseu.pt.