
Viseu estreita relações com Marrocos
Delegação da região de Souss Massa visitou a cidade-região e conheceu as dinâmicas de desenvolvimento e os principais agentes económicos de Viseu
Na semana passada, esteve em Viseu uma delegação marroquina, da região de Souss Massa, em busca de oportunidades de expansão e de investimento. Tomando como ponto de partida as ações em curso no âmbito das smart cities, e como a cidade as está a implementar, os contatos estabelecidos permitiram lançar as bases para futuras cooperações entre entidades das duas regiões.
O crescimento de Viseu enquanto cidade-exemplo na área das smart cities mobilizou a visita do grupo, que visa apostar neste setor na sua região, que atualmente vê na agricultura e no turismo a sua principal fonte de rendimento.
Em Viseu, estiveram Abdeljabar Kastalani, Vice-Presidente da região de Souss Massa, Karim Achengli, Presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Souss Massa, Khali Nazih, Diretor do Centro Regional de Investimento da Região de Souss Massa, e Ahmed Baroudi, Diretor-Geral da Sociedade de Investimentos Energéticos de Marrocos. Durante as visitas realizadas na cidade, e fruto dos contatos com empresas, mostraram-se muito interessados não só no potencial de investimento na cidade-região, como também nas possibilidades identificadas de participação de empresas e instituições de Viseu em projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos não apenas em Agadir, como em toda a Região de Souss Massa.
No segundo dia da visita, participaram num seminário co-organizado pela AIRV, no âmbito do VISEU INVESTE, onde deram a conhecer aos empresários viseenses a estrutura e as oportunidades empresariais da sua região.
A região de Viseu e Souss Massa partilham várias características, nomeadamente na aposta que ambas estão a fazer no robustecimento e atração do empreendedorismo tecnológico. Uma e outra valorizam o crescimento mantendo as bases da economia tradicional.
Almeida Henriques, Presidente da Câmara da Viseu, teve a oportunidade de acompanhar a delegação em alguns momentos da visita e, no seminário promovido pela AIRV, lembrou aos participantes que esta “é uma via de aproximação e abertura a outros mercados e oportunidades de investimento. A cidade de Agadir pode ser a nossa porta de entrada no mercado marroquino e assumir-se como uma plataforma muito favorável para a expansão das nossas empresas no norte de África.”
No final da visita, ficou o convite das entidades Marroquinas para o aprofundamento dos laços de cooperação institucional com o Município de Viseu e de promoção de oportunidades de investimento para as empresas da nossa região que será concretizado com um novo encontro, em Agadir, numa missão que envolverá as principais instituições e empresas de Viseu.