“Vinhos de Inverno” regressam amanhã com o Festival Literário “Tinto no Branco”

Aproximam-se três dias de viagens pela essência dos néctares do Dão, acompanhadas de grandes nomes da literatura internacional. O Festival Literário “Tinto no Branco” abre portas esta sexta-feira, 6 de dezembro, integrado no evento enoturístico “Vinhos de Inverno”.

O evento mais charmoso do ano, em Viseu, tem a sua abertura oficial marcada para as 18 horas, prolongando-se até domingo, dia 8 de dezembro. O momento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, do Diretor da VISEU MARCA e Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, da Presidente da Direção da VISEU MARCA, Cristina Paula Gomes, e do Presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha.

No Solar do Vinho do Dão, o primeiro dia é marcado por duas conversas literárias, com Henrique Almeida e António A. Fernandes, e Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio Saramago 2019. A encerrar a noite, estará a banda “The Happy Mess”, com um grande concerto às 22H30, e o DJ António Arede, a partir da meia-noite.

Durante o fim-de-semana, irão passar pelo “Tinto no Branco” reputados nomes da literatura nacional e internacional, como Jonathan Coe e Carmen Posadas, no sábado, e Germano Almeida, Prémio Camões 2018, no domingo. Outros autores “made in Viseu” também irão protagonizar momentos imperdíveis do festival. O chef Estrela Michelin e Embaixador de Viseu, Diogo Rocha, Henrique Almeida, Carlos Almeida, Fausto Reis e Olinda Beja são alguns deles.

De regresso a Viseu está o “padrinho” do evento, Francisco José Viegas, e outros autores marcantes, como o cabo-verdiano Samuel Gonçalves, Frei Bento Domingues, Justa Nobre e Mário Augusto.

Também no sábado, os “The Black Mamba” irão atuar na Tenda Jardins de Inverno, num espetáculo solidário cuja receita irá reverter para a Associação Hípica e Psicomotora de Viseu. Os bilhetes estão à venda na rede Blueticket pelo preço de 5 euros e estarão também no local (no local o pagamento só poderá ser feito em numerário). A lotação é limitada a 400 pessoas.

De entre as várias propostas de programação para toda a família, existem, ainda, workshops vínicos, provas de vinhos do Dão com produtores selecionados, performances literárias, artesanato regional e exposições e espetáculos infantis.

O Município de Viseu é responsável pela organização da 6ª edição dos “Vinhos de Inverno” e a VISEU MARCA pela organização do Festival Literário “Tinto no Branco”. São patrocinadores da iniciativa a GALP, a Litocar, a NOTCH by Vale & Filhos e a FNAC, e parceiros a Delta, a Malote e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão. A Book Company/Booktailors assegura a produção executiva do “Tinto no Branco”.

Toda a programação está disponível e atualizada em permanência no site www.vindimasviseu.pt e www.tintonobranco.pt.