Viseu acolhe Dia Nacional da Gastronomia

Festa dos sabores portugueses decorre este ano em Viseu, cidade que se assume em 2019 como “Destino Nacional de Gastronomia”

Nos dias 8 e 9 de junho, o Solar do Vinho do Dão, em Viseu, recebe a 4.ª edição do Dia Nacional da Gastronomia, com um vasto programa que pretende celebrar o melhor de Portugal à mesa.  Por entre os momentos - “Palcos”, “Exposições”, “Tours Gastronómicos” e “Jantar Solidário” -, vão passar os melhores profissionais do setor da restauração e hotelaria, a par dos amantes da gastronomia, vindos de todo o país.

A apresentação do projeto decorre esta quarta-feira, dia 29 de maio, no Solar do Vinho do Dão. Neste ato público, agendado para as 15H30, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado, além de representantes da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Clube de Produtores Continente, Turismo do Centro e Turismo de Portugal.

A Assembleia da República aprovou, em junho de 2015, por unanimidade, um projeto de resolução que institui o Dia Nacional da Gastronomia. Depois de Aveiro, Lisboa e Vila Nova de Gaia, é a vez de Viseu acolher a comemoração da Gastronomia.  É organizado pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG) e coorganizado pelas Edições do Gosto.

A cidade anfitriã é Viseu e são parceiros do Dia Nacional da Gastronomia, em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal.

O evento conta com o patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair e TEKA.