Concurso municipal de “Quadras de São Martinho” registou recorde de participação

 

238 propostas foram submetidas no concurso da Biblioteca Municipal de Viseu, numa iniciativa intergeracional. 39 saíram vencedores 

A Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva, em Viseu, revelou os 39 vencedores do concurso municipal de “Quadras de São Martinho”, naquela que foi a edição mais participada e inclusiva de sempre. 

Ao todo, foram apresentados 238 trabalhos individuais e coletivos, num total de 475 participantes. Os trabalhos foram apresentados por escolas de todos os ciclos de ensino – do Básico ao Secundário –, por munícipes a título individual e por seniores de instituições de solidariedade social. 

Na sessão de entrega de prémios, o Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, sublinhou “o excecional recorde de participação escolar e comunitária que faz deste concurso uma iniciativa muito popular de escrita criativa”. 

O concurso municipal apela à leitura e criatividade, estimulando o gosto pela escrita e a promoção das tradições populares. A coerência da temática do concurso, a criatividade e originalidade, a correção gramatical e a utilização de recursos inerentes à poesia foram os critérios de avaliação tidos em conta pelo júri, na eleição dos vencedores. 

O júri do concurso foi constituído por Teresa Fonseca, Isabel Oliveira e Amélia Souto. 

Conheça os vencedores da edição de 2019 e leia as suas quadras aqui.