SOS VISEU nasce para dar resposta às necessidades de Lares e IPSS

Plataforma gerida pelas Obras Sociais de Viseu faz a ponte com Empresas da região

A pandemia do COVID-19 representa um especial risco para os idosos, o que reclama cuidados acrescidos das instituições que os acolhem. Os lares e IPSS evidenciam falta de equipamento de proteção individual tanto para os colaboradores como para os utentes - que representam o principal grupo de risco do COVID-19.

O projeto SOS VISEU surge com o objetivo de melhorar e promover o interface entre a procura e a oferta deste tipo de equipamento, entre as instituições e as empresas, estimulando a responsabilidade social e a solidariedade de empresas e cidadãos, através de donativos ou da prática de preços sociais neste especial contexto de crise.

O SOS VISEU permitirá ainda identificar as atuais necessidades de equipamento de proteção individual da parte das IPSS e lares de Viseu e as respostas e stocks disponíveis no mercado, e respetivos fornecedores (designadamente locais e regionais), articulando-as.

Na lista do equipamento de proteção individual estão máscaras descartáveis de proteção respiratória, toucas, batas de proteção, cobre-pés, detergente/ desinfetante (bactericida/fungicida/virucida), gel higienizante de mãos de base alcoólica, luvas de proteção descartáveis e viseiras.

Esta plataforma de informação e interface é liderada e assegurada pelas Obras Sociais da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, em parceria com o Município de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a VISEU MARCA.

Nos próximos dias será lançada uma Conta Solidária tendo em vista a angariação de donativos para apoio urgente a IPSS e lares em situação económica desequilibrada ou vulnerável.

Como ajudar?

Os lares e IPSS da região têm grandes carências de máscaras descartáveis de proteção respiratória, toucas, batas de proteção, cobre-pés, detergente/ desinfetante (bactericida/fungicida/virucida), gel higienizante de mãos de base alcoólica, luvas de proteção descartáveis e viseiras.

Se a sua empresa pode ajudar de alguma forma a colmatar a falta de material de proteção nestas instituições (por oferta, venda, produção ou comercialização), entre em contacto com as Obras Sociais de Viseu (José Carreira, Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., telefone móvel 964 461 009).

Se representa uma IPSS ou um lar do concelho de Viseu com carências deste tipo equipamento, contacte as Obras Sociais de Viseu (Mauro Oliveira, Este endereçod e email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., telefones 919 594 582 e 232 452 271).

SOS VISEU conta já com a parceria de algumas entidades locais, especificamente do Município de Viseu, da Associação Empresaria da Região de Viseu (AIRV), da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e da VISEU MARCA.