Fatura eletrónica, pagamentos automáticos e combate aos ilegais avançam nas Águas de Viseu

Almeida Henriques sublinhou que “modernização dos Serviços Águas e Saneamento de Viseu está em curso e é irreversível”

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, avançou esta quarta-feira, 25 de fevereiro, um conjunto de medidas de modernização e simplificação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Viseu, que serão concretizadas em 2014, nas vertentes de faturação, pagamentos automáticos e combate a ligações ilegais.

“Teremos em 2014 um serviço mais amigo do cidadão e mais eficiente na gestão dos serviços. Simultaneamente, desburocratizamos e simplificamos, e aumentamos a qualidade de vida dos munícipes.”

Para já foi aberta aos munícipes a opção de subscrição do serviço de fatura eletrónica, que poderá ser anulada e sem custos a qualquer momento. A subscrição é feita via on-line, no site do Município, ou presencialmente nos postos de atendimento municipal.

Por outro lado, está em fase de lançamento o concurso para os serviços de pagamento automático através do sistema Multibanco e da rede “Payshop”, que deverão estar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2014.

Uma segunda fase da campanha de comunicação “Viseu é de Primeira Água” será posta em curso, a partir desta quinta-feira, 27 de fevereiro, para informar e sensibilizar os munícipes para estas alterações. Nesta campanha, são colaboradores dos SMAS que dão o rosto à comunicação.

O Presidente da Câmara Municipal avançou ainda que, no pacote de medidas de modernização dos SMAS de Viseu, encontram-se o combate a ligações ilegais às redes de água e saneamento, “que introduzem uma injustiça social contra quem paga”, e de divulgação relativa aos benefícios sociais para famílias com baixos rendimentos e famílias numerosas já em vigor.

Almeida Henriques anunciou ainda que, na próxima semana, será realizada nova operação de limpeza na albufeira da barragem de Fagilde, tendo em vista a remoção de material lenhoso e alguns resíduos depositados na superfície da água, em consequência das intempéries deste inverno.

Síntese das medidas de modernização e simplificação dos SMAS Viseu

• Adoção de faturação eletrónica (por subscrição do munícipe). Em vigor;
  • Implementação de pagamentos automáticos nas redes Multibanco e Payshop (abertura de concurso no início de março; implementação prevista no 1º semestre);
  • Combate a ligações ilegais às redes;
  • Divulgação de benefícios sociais para famílias numerosas e de baixos rendimentos.