Quem era Almeida Moreira

Francisco de Almeida Moreira nasceu a 25 de Novembro de 1873, em Viseu.
Após os primeiros estudos realizados em Viseu e por influência de seu pai e de outros familiares, ingressa no Real Colégio Militar, em Lisboa.
A par do seu percurso militar, desenvolve um particular gosto pelo desenho e uma grande sensibilidade estética, chegando a frequentar a Escola Politécnica e relacionando-se com artistas como António Ramalho e Columbano Bordalo Pinheiro.
Concluído o curso, Almeida Moreira é convocado para o Regimento de Infantaria 14 e, assim, desenvolve a sua atividade militar em Viseu, onde atinge a patente de Capitão.
Norteado pelo culto da arte e fruto das relações pessoais e profissionais que mantinha na área das artes, dedica-se ao colecionismo e à criação e organização do Museu Grão Vasco, sendo o seu fundador e primeiro diretor e apostando na sua divulgação além-fronteiras.
A 18 de Dezembro de 1939, Francisco Almeida Moreira morre, deixando à cidade de Viseu e ao país um legado importantíssimo: a sua casa particular com as suas coleções e um Museu Grão Vasco mais forte e preparado.