Município de Viseu institui “Orquestra Juvenil de Viseu”

A Câmara Municipal de Viseu aprovou esta quinta-feira, 6 de novembro, a criação da Orquestra Juvenil de Viseu, tendo por base uma cooperação entre o Município e o Conservatório Regional de Música de Viseu.

Promovido sob o Alto Patrocínio do Presidente da Câmara Municipal, este projeto constitui uma das medidas do programa “VISEU EDUCA”, com objetivos de fomento da inclusão cultural e formação artística de talentos na área de música.

A iniciativa permitirá criar em Viseu uma orquestra clássica, com cordas, sopros e percussão, constituída por crianças e jovens do concelho, entre os 12 e os 30 anos, assim como por professores e profissionais que concorram para uma formação artística de excelência.

Anualmente, o Município investirá 40 mil euros no projeto, tendo em vista assegurar os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto e o funcionamento da Orquestra. O Conservatório de Música de Viseu terá a seu cargo a direção artística, a programação pedagógica, a seleção de jovens e o recrutamento dos professores necessários ao desenvolvimento e funcionamento da estrutura.

O período das primeiras candidaturas decorre até 17 de novembro.