Viseu recebe comemorações oficiais do 67.º aniversário da Força Aérea Portuguesa

Viseu recebe, entre os próximos dias 27 de junho e 1 de julho, as comemorações oficiais do 67.º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

Durante cinco dias, a cidade vai ser palco de inúmeras atividades, como concertos, exposição de meios e de missão, conferências, concursos junto de escolas, batismos de voo, uma prova desportiva e uma cerimónia militar com desfile das Forças em Parada e de meios aéreos.

“É um orgulho para Viseu acolher as comemorações oficiais da Força Aérea Portuguesa”, diz o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que destaca a importância da “dinâmica em curso no nosso Aeródromo Municipal”, determinante na operação que a Força Aérea mobiliza para estas celebrações.

No âmbito das comemorações, o Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira o protocolo de colaboração com a Força Aérea Portuguesa, no qual o apoio do Município assenta essencialmente na vertente logística e de isenção de taxas. O apoio financeiro é de 4 mil euros.

As atividades deste ramo das Forças Armadas estarão centradas entre 27 de junho e 1 de julho em diversos espaços da cidade, como o Pavilhão Multiusos, onde decorrerá uma exposição, o Aeródromo Municipal, o Solar do Vinho do Dão ou o Teatro Viriato, palco do concerto oficial pela Banda da Força Aérea.

A operação logística, de grande envergadura, começa a ser visível já no próximo dia 24 de junho, Dia de São João, com a presença de um avião no Rossio.

O programa oficial arranca a 27 de junho com as Jornadas Aeronáuticas, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, batismos de voo no Aeródromo Municipal e, à noite, um concerto junto à Sé Catedral.

O programa intenso de comemorações culminará a 1 de julho, Dia da Força Aérea, com a cerimónia militar junto ao Solar do Vinho do Dão.