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Programas & Projetos Desportivos

@tiwo

Conceito

Inatividade Física, um problema global…
"Quatro a cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas, se a população global fosse mais fisicamente ativa”

Os níveis de inatividade física da população, associado ao aumento dos comportamentos sedentários, são apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o quarto fator de risco de mortalidade a nível mundial, sendo 20% a 30% superior em pessoas que não atingem um nível suficiente de atividade física. 

Mais de um quarto da população adulta mundial (1,4 bilião de adultos) não atinge um nível suficiente de atividade física, sendo que 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 4 homens não praticam atividade física suficiente para se manterem saudáveis.

"Qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nenhuma, e quanto mais melhor”

Para a melhoria da saúde e bem-estar, a OMS recomenda atividade física de intensidade moderada pelo menos 150 a 300 minutos por semana, ou atividade física vigorosa 75 minutos semanais. É igualmente recomendado "limitar o tempo gasto em atividades sedentárias”, substituindo o tempo gasto nestas atividades por atividades físicas de qualquer intensidade (incluindo as de baixa intensidade) pois "todo o movimento conta”.

A OMS define atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, com o consequente consumo de energia. A atividade física refere-se a todo movimento, mesmo durante o tempo de lazer, para ir e voltar de determinados lugares, ou como parte integrante do trabalho.

A atividade física regular é um fator determinante para a prevenção e controlo de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Mas a prática de atividade física e a adoção de comportamentos menos sedentários beneficia não só a saúde, mas também o meio ambiente, o desenvolvimento económico, o bem-estar da comunidade e a sua qualidade de vida, prevenindo sintomas de depressão e ansiedade.

Sabemos também, que na Europa estima-se que mais de 1/3 da população é insuficientemente ativa. Segundo o último Eurobarómetro (Special Eurobarometer 472 - December 2017 "Sport and physical activity”), Portugal surge, a par com Grécia e Bulgária, no ranking dos países com menos população a praticar exercício físico ou desporto: 74% de pessoas não cumprem os níveis de atividade física diária recomendada pela Organização Mundial de Saúde, atrás da média europeia e muito longe da Finlândia onde apenas 13% da população é inativa, por curiosidade considerado o país n.º1 do ranking da Felicidade em 2018 (World Happiness Report 2018). 

À medida que as sociedades modernas têm evoluído a Atividade Física tem sido gradualmente removida das nossas rotinas diárias. Em Viseu pretende-se envolver toda a comunidade numa visão conjunta de tornar cada viseense um cidadão + ativo, + saudável e + feliz, numa abordagem multisetorial que promova a Atividade Física, nas 24 horas do dia.  

Esta alteração de paradigma de intervenção municipal prevê a criação de programas, projetos e ações mais direcionados para as necessidades dos munícipes, mais orientados para espaços desportivos de proximidade e promotores da Atividade Física, que aumentem a literacia da população nesta área e através da organização e apoio a eventos que promovam mais o participante e menos o espetador, ou seja, que promovam uma cultura de cidade ativa nas suas várias dimensões (Mobilidade, Espaço Urbano, Equipamentos, Atividades, Eventos, Responsabilidade Social,…).

A forma como temos vindo a operacionalizar esta nova Visão materializa-se em diversos Programas de Intervenção que refletem a oferta do Município para os vários segmentos da população. Assim, iniciámos este ano um novo caminho com a criação de um Plano que batizámos de @TIWO.

@TIWO
Pretendemos agora dar também vida ao novo projeto municipal – o @TIWO. Um projeto de promoção de Atividade Física junto dos trabalhadores do Município de Viseu, SMAS Viseu, Habisolvis, Viseu Novo SRU, Viseu Marca e Beira Amiga. Este projeto pretende sensibilizar todos os seus intervenientes para a prática da atividade física como um comportamento de vida diário, diminuindo comportamentos sedentários durante o horário de trabalho (e não só), optando por adotar comportamentos mais ativos e que contribuam para melhoria da saúde física e mental.

Objetivos Gerais
Melhoria dos níveis de Atividade Física dos trabalhadores através:

- de oportunidades de acesso a atividades que permitam aumentar os níveis de atividade física nos funcionários do município
- do aumento da literacia para a atividade física de uma forma global (apoio na tomada de decisão mais informada);
- da consciencialização para a adoção de comportamentos mais ativos e menos sedentários ao longo do dia;
- da criação de momentos de estímulo e melhoria das relações sociais, colocando desafios amigáveis intra e inter serviços.

Eixos de Intervenção:

Literacia para a Atividade Física
Neste eixo de intervenção pretende-se aumentar os níveis de literacia para a atividade física, possibilitando tomada de decisão mais informada, consciencializando para a adoção de comportamentos mais ativos e menos sedentários

Alterações Físicas do Espaço
Com algumas alterações do espaço físico no local de trabalho conseguem-se melhorias posturais e que permitem aumentar os níveis de bem-estar e de atividade dos trabalhadores.

Atividades Regulares
Pretende-se com este eixo de intervenção dar oportunidades de acesso a Atividades Regulares com e sem orientação técnica, que permitam aumentar os níveis de atividade física nos trabalhadores do Município.

Atividades Pontuais
Durante esta 1ª edição, o Município em colaboração com os diversos parceiros, irá promover um conjunto de Atividades Pontuais que visam permitir o acesso dos participantes a atividades diversificadas, com um forte cariz de socialização e de aumento da notoriedade do projeto, sendo comunicadas atempadamente a todos os participantes.

Monotorização e Avaliação
Inicialmente foi lançado um questionário a todos os colaboradores com o intuito de avaliar alguns parâmetros importantes para a construção deste projeto. No decorrer do mesmo, através de parcerias, serão aplicados alguns mecanismos para a sua monitorização e avaliação.

Início das Atividades Regulares
As Atividades regulares como Pilates, Treino Funcional e Futsal iniciaram a 27 de setembro.
 
Pilates - 3ª e 6ª às 18h30 e às 19h30 | 2ª e 5ª às 18h30
Treino Funcional - 2ª e 4ª às 18h30
Futsal - 2ª às 19 horas

O que é o Pilates?
O Pilates é um método de exercícios que tem como objetivo criar conexão entre o corpo e a mente como uma unidade, de modo a melhorar a consciência corporal e dessa forma promover outros benefícios, nomeadamente aumento da flexibilidade, equilíbrio, resistência muscular, a reestruturação postural, alinhamento e estabilidade da coluna. Exercita principalmente os músculos centrais do corpo, responsáveis pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. Para isso, os exercícios são baseados em 6 princípios: Centralização, Respiração, Fluidez, Controle, Precisão e Concentração.

O que é o Treino funcional?
O Treino Funcional é um treino que procura fazer uma transferência das tarefas diárias ou desportivas para o treino por forma a melhorar a condição física do indivíduo. Pretende-se exercitar o corpo de uma forma integrada e não isolada. Neste tipo de treino, o foco é o fortalecimento da musculatura profunda do core, que nos fará adquirir um corpo mais equilibrado, tornando o individuo mais eficiente na tarefa, pronto para enfrentar desafios mais exigentes e prevenindo ou reabilitando lesões. Normalmente, inicia-se este tipo de treino com o peso do corpo para que se ganhe consciência corporal e à medida que se vai progredindo aumenta-se a intensidade do treino para trabalhar a musculatura mais profunda com vários tipos de material.


Para mais informações acerca de horários e forma de inscrição consulte as Condições Gerais de Participação.
Para se inscrever nestas atividades preencha a Ficha de Inscrição.
Consulte também o Plano de Contingência do @tiwo.

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