15ª edição da Atividade Sénior encerrou com uma tarde de reconhecimento e animação para todos os participantes, parceiros e promotores

05-12-2022Desporto
No passado sábado, dia 3 de dezembro, decorreu no Pavilhão Multiusos de Viseu a cerimónia de encerramento da 15ª edição do programa municipal Atividade Sénior.

Entre participantes do programa, Técnicos de exercício físico responsáveis pela dinamização das ações, Parceiros Estratégicos e Promotores Locais, muitos foram os que marcaram presença nesta cerimónia que encerrou mais uma edição daquele que é um dos mais importantes e expressivos programas municipais, especialmente dedicado ao envelhecimento ativo e ao bem-estar físico e mental da comunidade sénior de Viseu.

Prova disso são os números desta 15ª edição. 2180 seniores participam nas atividades físicas, incluindo atividades complementares como Boccia, Dança, Atletismo, Yoga, Pilates e Futebol a Caminhar (Walking Football), totalizando 320 atividades semanais ao longo da edição; 115 grupos em pleno funcionamento em 24 freguesias, com exceção da Freguesia de Faíl e Vila Chã de Sá, integrados em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas(ERPI); 60 Promotores Locais e 8 Parceiros Estratégicos sendo a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro/ACES Dão Lafões), a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV); a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV); a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV); a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Viseu; o Instituto Piaget de Viseu; a Associação Beira Amiga; e as Obras Sociais (através do Centro Apoio Alzheimer Viseu).

"O momento é de agradecimento aos Promotores, aos Parceiros Estratégicos, aos Técnicos de Exercício Físico que, seguramente, a maior parte das vezes são como família para os cidadãos, às Instituições, às Juntas de Freguesia”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas.

Com o slogan "Um compromisso para a Vida”, o programa Atividade Sénior visa implementar políticas e ações que permitam que todos os participantes atinjam um bom nível de qualidade de vida, adotando um estilo de vida ativo com atividade física de forma regular, uma alimentação equilibrada e, não menos importante, manter uma vida socialmente ativa.

Além da oferta das atividades regulares (duas a três vezes por semana no caso dos grupos independentes; e três a quatro vezes por semana no caso dos grupos frágeis), a oferta do programa Atividade Sénior foi alargada em abril, oferecendo um conjunto de atividades complementares, já mencionadas, que proporcionam experiências diferentes e bons momentos de convívio entre os seniores.

O momento culminou com a atuação do músico José Cid que fez as delícias dos presentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, admitiu: "Sou um Presidente da Câmara feliz, exatamente porque tive a oportunidade de começar esta Atividade Sénior e vejo que esta realidade foi regada, convenientemente tratada e adubada. Penso que qualquer comunidade teria orgulho em tratar assim os seus cidadãos que já terminaram a sua atividade. Este é o reconhecimento”.