4 escolas de Viseu apresentaram projetos empreendedores no Concurso Municipal de Ideias de Negócio

26-05-2022Educação

Escola Profissional Profitecla conquistou o primeiro lugar e representa o concelho de Viseu na Final Intermunicipal

Esta terça-feira, dia 25 de maio, o empreendedorismo jovem esteve em evidência no Auditório da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, com a realização do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, no âmbito do projeto WANTED Escolas Empreendedoras Viseu Dão Lafões. Alunos da Escola Profissional Profitecla, da Escola Profissional Mariana Seixas, da Escola Secundária Alves Martins e da Escola Secundária de Viriato apresentaram os seus projetos empreendedores.

O evento contou com a presença do Vereador da Educação da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Pedro Ribeiro, e no auditório estiveram presentes mais de 200 alunos e professores.

Nesta edição do Concurso Municipal, o júri deliberou atribuir o primeiro lugar à Escola Profissional Profitecla, que apresentou o projeto "Travus” - criação de um site/aplicação, na forma de inquérito, que, com base nas informações recolhidas, apresenta vários pacotes turísticos para a cidade e que ajudaria na criação de um plano de viagem personalizado para o utilizador. Por sua vez, a Escola Secundária Alves Martins conquistou o segundo lugar com o projeto "Viseu Go” - desenvolvimento de uma aplicação com mapeamento das ciclovias inseridas na Região Dão Lafões. Por fim, selecionada com o terceiro lugar, foi a Escola Secundária de Viriato, que apresentou o projeto "Backlight” - sistema de sinalização para o ciclista.

"Felicito todas as escolas participantes neste projeto, em especial a Escola Profissional Profitecla que arrecadou o primeiro lugar e que irá representar o nosso concelho”, destacou o Vereadora da Educação. "O envolvimento dos alunos em projetos desta dimensão é uma mais-valia. Desta forma, são desafiados a arriscar, a refletir e a cultivar o seu espírito empreendedor ao serviço da comunidade, desenvolvendo ferramentas indispensáveis no contexto escolar, pessoal e, futuramente, profissional”, concluiu.

O júri foi composto por uma representante da Vissaium XXI - Centro de Incubação Tecnológica de Viseu, Prof. Dr.ª Luísa Augusto, pelo Diretor Geral da Associação Empresarial da Região de Viseu, Dr. Paulo Sousa, e pelo Diretor de Empresas do Santander em Viseu, Guarda e Castelo Branco, Dr. José Alberto Caetano.

A sessão contou também com a presença de vários professores envolvidos no projeto, das direções das escolas participantes e de representantes da CIM Viseu Dão Lafões.

Aos participantes, vencedores e escolas envolvidas foram entregues certificados, troféus, prémios e lembranças. Os alunos dos projetos classificados receberam vouchers individuais para gastarem no comércio tradicional de Viseu e o evento contou também com um momento cultural proporcionado pelo músico Aaron Gabriel.

A Escola Profissional Profitecla vai, hoje, representar Viseu na Final Intermunicipal, que decorre no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu e que conta com a organização da CIM Viseu Dão Lafões.