Águas residuais tratadas na ETAR Viseu Sul vão ser aproveitadas para rega de espaços verdes

19-08-2022Águas de Viseu

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, referiu hoje, na reunião pública de Câmara, que o Município e a Águas de Viseu iniciaram já um processo com vista ao reaproveitamento das águas residuais tratadas na ETAR Viseu Sul para a rega de espaços verdes públicos.

O autarca viseense avançou esta medida junto do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, Eng. João Paulo Catarino, na reunião conjunta com os municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, realizada na passada sexta-feira, dia 12 de agosto, na qual também esteve presente o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. José Pimenta Machado

"Estamos a falar de água tratada, de forma controlada e adequada, em perfeitas condições de ser novamente usada para outros fins necessários, nomeadamente a rega em espaços públicos. Desta forma, não só estamos a concretizar soluções alternativas neste período de seca, como a potenciar uma maior sustentabilidade do sistema”, avançou o Dr. Fernando Ruas.

O Presidente da Câmara adiantou ainda que este modelo poderá estender-se também aos municípios vizinhos, como é o caso de Nelas, que já solicitou junto da autarquia de Viseu parte desta água residual tratada para uso na indústria.