António Almeida Henriques assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

07-12-2020Social
António Almeida Henriques assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Presidente da Câmara Municipal de Viseu participou no workshop temático da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e fez uma intervenção na 11ª Gala da APPACDM de Viseu

"No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, quero saudar todas e todos os cidadãos portadores de deficiência, as suas famílias e as Instituições que trabalham, diariamente, nas diferentes áreas. Agradeço o trabalho profícuo, desenvolvido em parceria no nosso Concelho, com os 14 membros do grupo de trabalho da área da Deficiência, assim como às nossas Escolas, que promovem uma integração plena”, salientou António Almeida Henriques no arranque do workshop "Participação Ativa da Pessoa Com Deficiência e a sua Autodeterminação”, da responsabilidade da APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, que se realizou na passada quinta-feira, 3 de dezembro. O autarca participou também, nessa noite, na 11ª Gala da APPACDM de Viseu.

Na abertura da sessão, o Presidente da autarquia afirmou que "Viseu é uma cidade inclusiva e solidária. A designação de "Melhor Cidade para Viver” estende-se aos diferentes domínios da vida em comunidade, com o objetivo claro de que esta seja uma realidade para todos”. Neste momento, existem no concelho 53 instituições de cariz social, para além de um grupo de trabalho específico, no âmbito do Conselho Local de Ação Social (CLAS), dedicado à área da deficiência e que já conta com 14 instituições. "Temos vindo a atuar de forma integrada, coerente e participada a nível Associativo, Cultural e Desportivo”, adiantou.

No domínio educativo, o Município de Viseu proporciona, em todos os níveis de deficiência, uma formação ao nível do 12º ano, alicerçada na escola e no trabalho com diferentes instituições. "Todos têm contribuído para o sucesso educativo de jovens com necessidades especiais, mas também no que respeita à educação das famílias para lidarem com a deficiência”, continuou. São exemplo deste trabalho entidades como a APPACDM, ACAPO, APPDA, SURDISOL ou AVISPT21.

Na Cultura, saliente-se o ensino da música em todas as escolas, as Escolas de Música nas freguesias e nas instituições, para além de diferentes programas, como o "Dançando com a Diferença”, em parceria com o Teatro Viriato, ou "Paisagens Comuns”, em conjunto com a AVISPT21, que uniu artistas plásticos e entidades das áreas da Deficiência e da Educação. No âmbito do Desporto, o programa municipal de Apoio ao Desporto e Atividade Física (PADAF) tem permitido valorizar o desporto inclusivo. "Temos já 40 atletas nas modalidades de Boccia, Futsal, Atletismo, Karaté, Polybat, natação adaptada e, muito brevemente, o Andebol em Cadeira Rodas.  É um trabalho que envolve já várias instituições como a SURDISOL, VISEU 2001, INVICTUS e MOVER Viseu, e que tem como grande embaixador o nosso atleta paralímpico Mário Ferreira”, lembrou o autarca. Recorde-se que em 2019, o Município de Viseu foi distinguido com o Prémio Inclusão pelo Desporto, atribuído pelo Comité Paralímpico.

Autarquia apoiou 11 candidaturas ao programa PARES

O Município de Viseu tem ainda realizado um grande esforço nos domínios da acessibilidade e mobilidade. "Contamos hoje com percursos certificados e temos promovido uma maior acessibilidade aos edifícios públicos de serviços, culturais, entre outros, para além da constante melhoria nos passeios e passadeiras inclusivas. No âmbito do MUV (transportes públicos), os autocarros estão dotados de plataformas de acesso, brevemente existirá o On Demand e estamos a sensorizar os lugares de estacionamento para deficientes, protegendo-os de utilização indevida e garantindo a sua disponibilidade permanente”, enumerou António Almeida Henriques.

No acesso ao mercado de trabalho e na inserção por via do emprego, a autarquia de Viseu tem procurado liderar pelo exemplo, integrando neste momento 17 funcionários com necessidades especiais. Também no que respeita à promoção da cidadania, o Orçamento Participativo de Viseu teve uma linha dedicada à deficiência, tendo sido vencedor o projeto Mobilidade Inclusiva a Pedido. "Podemos dizer que realizámos uma estreia mundial com a votação inclusiva, numa parceria com a IBM e a APCV, e que poderá ser o embrião da votação inclusiva em eleições nacionais, permitindo o voto autónomo e livre, sem acompanhante”, concluiu António Almeida Henriques.

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Município anunciou ainda o apoio a 11 candidaturas ao programa PARES, "esperando que sejam todas bem-sucedidas, uma vez que reforçarão o apoio social nas freguesias de Abraveses, Calde, Bodiosa, S. João de Lourosa, Mundão, Coutos de Viseu, Orgens, Fail e Vila Chã de Sá e Ribafeita”.