Aprovado contrato que permite financiar a reabilitação de 38 casas do Bairro Municipal

19-01-2023Obras
Arrendamento das propriedades será colocado à disposição de famílias jovens com baixos recursos económicos

Hoje, na Reunião de Câmara, foi aprovado o Contrato de Empréstimo "Programa de Recuperação e Resiliência” – Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis, entre o Município de Viseu e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, no valor de cerca de 1,9 milhões de euros, que financiará a reabilitação de 38 casas do Bairro Municipal de Viseu para arrendamento acessível a famílias jovens com baixos recursos económicos.

O Município está a proceder à reabilitação do Bairro Municipal de Viseu (Bairro da Cadeia), num investimento estimado de 6,8 milhões de euros. Um processo incluído na Estratégia Local de Habitação da Cidade-Jardim.

O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, explicou que as restantes casas do Bairro Municipal estão a ser reabilitadas ao abrigo do programa "1º Direito”, com um financiamento (a fundo perdido) de 2,4 milhões de euros (acordo já celebrado com o IHRU) e destinar-se-ão, exclusivamente, ao realojamento dos atuais moradores do Bairro. O restante montante de investimento diz respeito à reabilitação de três casas para novas funcionalidades e à execução de novas infraestruturas e arranjos exteriores.

"Nós pretendemos continuar a alargar o leque de respostas às famílias do nosso concelho, apostando no rejuvenescimento da população residente no Bairro, estimulando a dinamização social e económica deste território, dando assim mais um contributo para a coesão social e territorial”, referiu o autarca.