Área de Reabilitação Urbana de Viseu com alteração de delimitação e programas de apoio à recuperação de fachadas aprovados

09-12-2022Obras
A proposta de alteração à delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Viseu foi aprovada hoje, dia 9 de dezembro, em Reunião de Câmara.

O reajuste agora previsto da área geográfica de incidência, a denominar "Área de Reabilitação Urbana de Viseu – Núcleos Históricos e Fontelo”, integra a zona do Bairro e Quinta do Serrado, a Rua 5 de Outubro, o edificado da Rua Simões Dias, o Parque Aquilino Ribeiro, o Bairro da Balsa, o parque de estacionamento da Avenida da Europa e a Rua Cava de Viriato.

No que concerne aos programas de apoio à recuperação de fachadas, o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, propõe que: "face ao efeito do contexto pandémico que ainda se vive, à realidade atual dos valores do mercado dos produtos e, ainda, às consequências da guerra na Ucrânia, para o ano de 2023 seja reforçado o apoio à recuperação de alçados, atribuindo o valor de 10 euros/m2”.

A recuperação de fachadas dos prédios urbanos situados na ARU pode ser feita com isenção de taxas e procedimentos administrativos desde que, não se verifique alteração na fachada e nas cores, e a reparação e substituição de caleiras ou algeroz, janelas e portas não sofra alteração de material ou desenho.