Arte da produção dos Estanhos Artísticos de Bodiosa ganha nova exposição na Casa da Ribeira, a partir deste sábado

19-05-2022Cultura

Museu Municipal acolherá ainda a apresentação do livro que dá a conhecer a história, a evolução e a produção deste produto artesanal certificado

A Casa da Ribeira, em Viseu, recebe este sábado, dia 21 de maio, a apresentação do livro "Estanhos Artísticos de Bodiosa”. Por esta ocasião, o Museu Municipal inaugura ainda uma exposição intitulada "Estanhos Artísticos de Bodiosa: A Arte da sua Produção”.

A apresentação e inauguração terão lugar pelas 16H30 e contarão com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, e da Vereadora da Cultura e Turismo, Dr.ª Leonor Barata.

A publicação em causa, que faz uma viagem pelo universo desta arte, a sua história e processo de produção, das suas origens até aos dias de hoje, é um testemunho físico da conquista alcançada: a certificação dos Estanhos como produto artesanal tradicional do "Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais”, o primeiro do concelho.

Já a exposição, maioritariamente fotográfica, é um revelar ao público do processo de produção, permitindo ao visitante ficar a conhecer em detalhe todas as etapas por detrás das valiosas peças de Estanho que são produzidas nas oficinas familiares de Bodiosa.