Artes plásticas e performativas cruzam-se com a natureza e o ambiente numa nova edição do EDUCARTE, na Quinta da Cruz

24-05-2023Cultura
CONSULTE AQUI O PROGRAMA COMPLETO DO EDUCARTE 2023.

De 30 de maio a 4 de junho, o Festival EDUCARTE convida toda a comunidade para participar em diversas oficinas, atividades e espetáculos. Esta edição conta com cerca de 700 crianças e jovens inscritos, de escolas e instituições do concelho

É já a 30 de maio que a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu abrirá as suas portas a uma nova edição do Festival EDUCARTE.

Ao longo de seis dias, até 4 de junho, o Festival apresenta uma programação diversificada, com oficinas, espetáculos de teatro e música, e outras atividades que cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente.

Seguindo o modelo de edições anteriores, o EDUCARTE irá dedicar a maioria da sua programação à comunidade escolar, ao longo da semana, reservando o fim de semana, dias 3 e 4 de junho, à participação das famílias e visitantes.

Este ano, serão cerca de 700 as crianças e jovens de escolas e instituições do concelho envolvidas, nomeadamente dos Jardins de Infância de Pascoal, Vildemoinhos, São Salvador, Abraveses e do Centro Social da Paróquia de São Salvador; do Pré-Escolar da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho; das Escolas do 1º ciclo do ensino básico de Vildemoinhos, João de Barros e São Salvador; do Colégio da Imaculada Conceição; os alunos de Ensino Especial da Escola de Mundão; as instituições AVISPT 21 e APPACDM – Vítor Fontes; e a Escola Secundária de Viriato.

Durante os dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho, os petizes poderão colocar "mãos-à-obra” em diversas oficinas, nomeadamente "Azulejo Artesanal”, "O caderno de Darwin”, "Mãos na Terra”, "Recordações da Natureza em Pins”, "TACATACA TUM”, "Gravura em Tetrapack”, "Ligar à Natureza” e "Construção do Mundo”.

No Dia da Criança, a 1 de junho, os mais pequenos terão a oportunidade de assistir ao espetáculo de teatro "A cerejeira de Alberto”, dinamizado pela Associação Cultural Fugir do Medo.

Com a chegada do fim de semana, a Quinta da Cruz promete ser ponto de encontro e convívio privilegiado para famílias, amigos e visitantes, desta vez ao proporcionar um programa gratuito e aberto a todos.
São diversas as oficinas que irão decorrer no período da manhã, pelas 10H30, de participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o número de telefone e email do Museu (232 423 343 - chamada para a rede fixa nacional – e quintadacruz@cmviseu.pt).

Explorar o processo de impressão fotográfica da Cianotipia, a escrita e a ilustração; selecionar os materiais reciclados e saber reaproveitá-los para a criação de um jardim; descobrir Miró e a serigrafia são alguns dos desafios propostos aos participantes. Haverá ainda outra atividade de animação teatral, com um circuito de(re)interpretação da Natureza, através do humor, da expressão plástica, dramática e corporal.

Ainda no sábado, dia 3 de junho, pelas 15H30, os Tranglomango serão convidados de honra no EDUCARTE, com um concerto para todos os "festivaleiros”. Já o domingo, dia 4 de junho, irá encerrar com chave de ouro, com a realização do espetáculo "A Caixinha de Música”, pelas 15H30. Ambas as iniciativas são de entrada livre e gratuita.

Na edição de 2023, o Festival conta com o envolvimento de diversos parceiros, tais como Liliana Velho e António Jorge Bártolo. Igualmente envolvidas estão entidades como a Associação Quinta Oficina, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), a Gira Sol Azul e o Centropontoarte.

O EDUCARTE é organizado pelo Município de Viseu, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea. Caraterizado como um Festival de Práticas Artísticas, apresenta-se como um evento transversal, cujos objetivos passam por envolver a comunidade na criação artística, fomentar o interesse pela diversidade cultural, a coesão social e a promoção da interculturalidade e da arte inerente ao concelho de Viseu, mas também sensibilizar os seus participantes para a importância de preservar e valorizar o ambiente.