Saltar para o conteúdo principal

Assembleia Municipal Infantil de Viseu regressa esta sexta-feira com o tema “Viver em Paz – Comigo, com os Outros, com o Mundo”

01-03-2023Município
Assembleia Municipal Infantil de Viseu regressa esta sexta-feira com o tema “Viver em Paz – Comigo, com os Outros, com o Mundo”
65 alunos do 4º ano participam da 16ª Sessão Plenária, numa iniciativa da Câmara e Assembleia Municipais de Viseu 

O Solar dos Peixotos recebe esta sexta-feira, dia 3 de março, pelas 9H30, os 65 alunos e alunas do 4º ano do ensino básico que irão assumir o papel de deputados por um dia e intervir em Sessão Plenária, naquela que é a Assembleia Municipal Infantil de Viseu, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal. 

A par do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, e do Presidente da Assembleia Municipal, José Mota Faria, estarão também presentes os restantes membros da Mesa da Assembleia e respetivos Grupos Municipais, assim como o Vereador da Educação da Câmara Municipal, Pedro Ribeiro. 

Nesta 16ª Sessão, "Viver em Paz – Comigo, com os Outros, com o Mundo” foi o tema eleito e trabalhado, nos últimos meses, pela comunidade escolar participante, nomeadamente aquela pertencente aos 5 Agrupamentos Escolares – Grão Vasco, Viseu Norte, Infante D. Henrique, Viso e Mundão -, aos Colégio da Via Sacra e Imaculada Conceição e ao Jardim-Escola João de Deus. 

Cada uma desta instituições/estabelecimentos de ensino procurou, internamente, responder ao desafio, debruçando-se sobre subtemas como a segurança, o voluntariado, o bullying, o respeito pela diferença, entre outros. Neste âmbito, puseram à prova a sua criatividade e conhecimentos, no habitual concurso de cartazes – cujo vencedor estará em exposição na Assembleia - e preparam as suas apresentações e intervenções na Sessão Plenária que decorrerá na sexta-feira. 

Esta iniciativa tem como objetivo promover e fomentar a interação da Assembleia Municipal com a comunidade, em particular com a comunidade escolar. Tem ainda como objetivos desenvolver o interesse pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, promover a intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, salientando-se a importância da tolerância, do respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi