Balcão Único do Prédio já abriu em Viseu

30-06-2021Município
Balcão Único do Prédio já abriu em Viseu
Registo das propriedades e respetiva localização georreferenciada são os principais serviços ao dispor dos viseenses

O Município de Viseu já tem a funcionar um Balcão Único do Prédio (BUPi). Este espaço de atendimento vem permitir aos viseenses identificar as suas propriedades de forma simples e gratuita e assim conseguirem garantir a titularidade dos seus terrenos e marcar os seus limites.

O atendimento presencial funciona num balcão (NOVO LOCAL A PARTIR DE 14/06/2023) 1º Andar do Edifício do Antigo Mercado Municipal, na Av. Dr. António José Almeida, e vai funcionar em paralelo com os restantes serviços municipais. O horário de atendimento ao público funciona entre as 9 e as 12 horas e entre as 14 e as 16 horas. Posteriormente, serão ainda abertos balcões móveis que vão percorrer as freguesias e prestar o serviço de forma itinerante junto da população.

Podem aderir a este serviço todos os titulares de propriedades localizadas nos 507 quilómetros quadrados do concelho. A localização de propriedades é assegurada no balcão com a ajuda de um técnico habilitado.

Doravante, o BUPi de Viseu revela-se de extrema importância para todos os munícipes e para o próprio município que pode planear e gerir o seu território de forma mais eficaz, organizada e sustentável. Além disso, a colaboração entre entidades da Administração Pública vem permitir uma mais eficiente utilização e partilha da informação sobre o território.

O conhecimento da titularidade das propriedades revela-se imprescindível para que os serviços municipais possam planear e gerir o território, garantindo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os habitantes.

Os munícipes com dúvidas e questões devem colocá-las através do endereço de correio eletrónico bupi@cmviseu.pt ou por telefone para 232 427 426. Cada proprietário pode ainda visitar o site bupi.gov.pt, onde obtém toda a informação necessária sobre o processo.

Este projeto é financiado no âmbito de uma candidatura supramunicipal apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública e é comparticipada pelos fundos FEDER, que abrange os 14 municípios da CIM.

Saiba mais AQUI.