Centro de Artes e Espetáculos de Viseu começa a ganhar forma com arranque da elaboração do projeto de execução
16-11-2023Cultura
Município de Viseu e atelier de arquitetura Pitágoras celebraram hoje contrato. Investimento no projeto é de 650 mil euros
Hoje foi dado mais um passo importante na concretização do futuro Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. O Município e a empresa Pitágoras - Arquitectura e Engenharia Integradas celebraram um contrato no valor de 650 mil euros para a elaboração do projeto de execução do equipamento cultural. O ato de assinatura teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
"Viseu merece e terá um novo equipamento cultural à altura, que permita ao concelho e à região incrementar a oferta de eventos e iniciativas para usufruto de toda a comunidade residente e visitante”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. "Neste momento, o Pavilhão Multiusos não oferece condições técnicas e logísticas para o acolhimento de determinados espetáculos e iniciativas, pelo que o concelho carece de um equipamento que possa prestar uma resposta adequada. Esse equipamento será o novo Centro de Artes e Espetáculos de Viseu”, concluiu o autarca.
A duração prevista para a elaboração deste projeto é de 9 meses. Entre outros aspetos relevantes, o projeto deverá ter em consideração uma sala auditório e um auditório exterior, cada um com uma capacidade mínima de cerca de 700 lugares sentados, para além de uma área de restauração. A integração do mesmo no contexto urbano, assim como no espaço público envolvente, será também considerada.
Melhorar e diversificar a oferta de equipamentos culturais, bem como revitalizar, reabilitar e contribuir para a regeneração do espaço urbano, anteriormente ocupado pela ferrovia, são alguns dos objetivos subjacentes à construção deste novo Centro dedicado à Cultura e às Artes.
Tratando-se de uma obra que requer um investimento avultado, o Município de Viseu encontra-se a trabalhar num conjunto de soluções para obtenção de financiamento para a mesma, nomeadamente no âmbito de uma operação urbanística prevista para esta zona da cidade.