Saltar para o conteúdo principal

Centro de rastreio ao COVID-19 já funciona em Viseu

25-03-2020COVID-19
Centro de rastreio ao COVID-19 já funciona em Viseu
Serviço tem capacidade máxima para 144 testes/dia. "É preciso que as autoridades públicas de saúde aproveitem, agora, este reforço da capacidade instalada em Viseu”, deseja o Presidente da Câmara 

Já está a funcionar, no Pavilhão Multiusos de Viseu, o primeiro centro de rastreio para despistagem do novo Coronavírus (COVID-19) do Interior do País. Este espaço funciona por marcação prévia, de segunda a sábado, entre as 9 e as 18 horas, para cidadãos suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"É preciso que as autoridades públicas de saúde aproveitem, agora, este reforço da capacidade instalada em Viseu, se possível já a partir de hoje. Este centro visa complementar o serviço prestado pelo Hospital de São Teotónio. No fundo, ajuda a desanuviar o Hospital destes doentes que podem ser analisados em ambulatório”, explicou esta manhã aos jornalistas o Presidente da Câmara Municipal, António Almeida Henriques, que não esquece também "as condições de conforto e segurança que são proporcionadas neste centro aos cidadãos com sintomas que podem indiciar a infeção pelo novo Coronavírus”.

Este centro de rastreio, instalado pelo Município de Viseu, em estreita articulação com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-Centro) e a Unilabs Portugal, cumpre rigorosos procedimentos de segurança: a colheita de amostras (através da introdução de zaragatoa no nariz) é feita em modelo "drive thru”, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair da sua viatura para efetuar a análise.

O centro de rastreio pode efetuar 100 testes diários, embora tenha uma capacidade instalada para chegar até aos 144. Para o efeito, estão envolvidos mais de 10 profissionais, que depois enviam as amostras para análise no Laboratório de Biologia Molecular, no Porto.

O Presidente da Câmara Municipal mostrou-se ainda preocupado com o atraso na entrega de reagentes ao Hospital de São Teotónio, o que impede a realização dos testes do COVID-19 no laboratório desta unidade de saúde. "Temos que ter um serviço mais próximo das populações e, por isso, espero que este atraso seja ultrapassado rapidamente”, concluiu.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi