Saltar para o conteúdo principal

Comunicado conjunto | Ajuda Humanitária de Viseu para a Ucrânia

26-02-2022Município
Comunicado conjunto | Ajuda Humanitária de Viseu para a Ucrânia
Numa articulação em rede, a Câmara Municipal de Viseu (CMV), o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu vão levar a cabo durante os próximos dias uma ação de ajuda humanitária com vista a apoiar a população da Ucrânia que dela necessite. 
 
Tendo já recolhido junto das farmácias locais medicamentos de primeiros socorros que seguiram com destino à Ucrânia, a rede viseense vai agora recolher junto da população, comércio local e instituições, outros artigos de primeira necessidade de acordo com as muitas solicitações que têm chegado através da comunidade ucraniana, que escolheu Viseu para viver e trabalhar. 
 
Assim, solicita-se a todos quantos possam e queiram colaborar, num espírito de união e partilha, que ajudem com:
- Medicamentos e artigos medicinais (primeiros socorros, compressas, pensos, etc.)
- Bens de primeira necessidade não perecíveis (arroz, enlatados, massas, etc.)
- Roupa de criança (várias idades, tamanhos)
- Mantas, cobertores, artigos de higiene pessoal
 
Amanhã, dia 27 de fevereiro, a ajuda pode ser entregue na Igreja Nova, Rua Nª Sra. de Fátima 73 (3510 - 094) das 09h às 13h onde vai estar reunida, em oração, a comunidade ucraniana. 
 
Nos restantes dias, a ajuda humanitária poderá ser entregue na Loja Solidária do IPV (edifício dos Serviços Centrais) com o seguinte horário de funcionamento 2ª a 6ª Feira: 09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30 (telefone 232 480 771 e e-mail: pvmaissolidario@sc.ipv.pt).
 
A Câmara Municipal de Viseu assegurará toda a coordenação aos esforços da rede e garantirá, em coordenação com o Consulado da Ucrânia no Porto, que a ajuda humanitária chegará em tempo a quem dela, neste momento difícil, tanto precisa para a sua sobrevivência. 
 
Ainda neste trabalho em rede, as Associações de Viriatos.14 e dos Ucranianos em Viseu encaminharão para os Serviços de Apoio Social da Câmara Municipal de Viseu ou para o CLAIM eventuais pedidos que venham a acontecer relacionados com a comunidade local ou com refugiados que, em função da política nacional, venham a ser orientados para Viseu.
 
A finalizar, dá-se nota que amanhã, pelas 15h, a comunidade ucraniana juntar-se-á frente aos Paços do Concelho (Praça da República) numa vigília e apelo à Paz na Ucrânia.

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi