COVID-19: Município e Freguesias de Viseu têm em marcha mega-operação de desinfeção urbana

02-04-2020COVID-19
No âmbito do Plano de Emergência Municipal, criado para suster a propagação do COVID19, Município e Freguesias de Viseu estão a executar uma mega-operação de desinfeção urbana, que abrange diariamente todas as freguesias do concelho, garantindo uma cobertura bairro a bairro, rua a rua.

A higienização e desinfeção efetuadas pelo Município de Viseu são asseguradas diariamente por 2 equipas de operacionais, através da utilização do mais adequando produto desinfetante atualmente disponível no mercado, de veículos e pulverizadores.

Esta é uma operação diária de lavagem e desinfeção das áreas pedonais mais circuladas pelos munícipes, mobiliário urbano, nomeadamente papeleiras, abrigos, bancos e outros equipamentos.

A operação municipal abrangeu já zonas e locais como o Centro Histórico, Mercado 21 de Agosto, Centro de Mobilidade e Transportes, Rossio, Marzovelos, Quinta do Bosque, Inatel, Avenida Cidade de Aveiro, Praça de Goa, entre muitos outros.

A operação de desinfeção, levada a cabo pelas Juntas de Freguesia, com recurso aos equipamentos disponíveis para o efeito em cada uma delas, está igualmente a ser garantida nas ruas e mobiliário urbano, tendo já sido iniciada, por exemplo, na Freguesia de Rio de Loba.

Esta operação obedece aos critérios de segurança individual e coletiva dos trabalhadores.

Relativamente aos contentores de resíduos sólidos urbanos (RSU), o operador responsável pela recolha está a efetuar a desinfeção diária das tampas na zona urbana e, nas zonas não urbanas, sempre que é efetuada a recolha dos resíduos.